Página inicial > Últimos Eventos > II Seminário Práxis Dialógica: vivência Filosófico-Educacional na formação do professor de Filosofia abre inscrições até dia 7 de outubro

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 13h53 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 13h53 | Acessos: 81

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia (GEPEMFILO), o Centro Acadêmico Filosófico Cultural do Amazonas (CAFCA) e do Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO, dia 7 de outubro, às 16h, o II Seminário Práxis Dialógica: vivência filosófico-educacional na formação do professor de Filosofia.O evento ocorre no Auditório Rio Solimões, localizado no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), setor Norte da Ufam.

Os interessados têm até o dia do evento para realizar as inscrições AQUI

O evento é aberto ao público em geral e podem se inscrever alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica da Ufam, além de alunos de outras instituições da Educação Básica e Instituições de Ensino Superior. Na oportunidade, será apresentada a palestra intitulada “O desmonte do Ensino de Filosofia na educação básica”, proferida pelos professores Anne Caroline Freitas Vieira Aragão, docente do Centro Educacional Inteligente, Aldair Oliveira de Andrade, docente do PROF-FILO/Ufam, Pedro Paulo Sotero da Silva, docente de filosofia da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e mestrando do PROF-FILO/Ufam.

O evento faz parte de uma série de seminários que ocorrem, quinzenalmente, desde o dia 10 de julho e vai até o dia 05 de dezembro de 2024, totalizando um total de 10 atividades. Essa é uma ação ligada à Pró-Reitoria de Extensão (Proext/Ufam) e tem objetivo estabelecer um debate propositivo e contínuo com prospectos de uma formação do professor de Filosofia, norteada pela dialogicidade e uma práxis que possibilite vivência filosófico-educacional em conexão com a realidade.

Contexto

O cenário de desmonte das Ciências Humanas favorece a diminuição de espaço para a Filosofia nas instituições educacionais, sobretudo, na Educação Básica. Deste modo, para o desenvolvimento intelectual dos discentes e para que estes sejam mais críticos e engajados nas lutas por seus direitos, defende-se a ampliação do espaço para a Filosofia na Educação Básica, pois a Filosofia contribui para a formação de cidadãos conscientes, com o desenvolvimento de habilidades tais como, argumentação, ética e política (entre outros campos filosóficos), colaborando para refletir e transformar a conjuntura social na qual estão inseridos.

Afasta-se de uma formação superficial e imediatista, com a ausência de capacidade de analisar a realidade social para voltar-se à construção de um mundo melhor, com igualdade de direitos e práticas democráticas. Portanto, a restrição do contato dos jovens com a Filosofia empobrece o debate público e o exercício da democracia e distancia a criticidade da vida cotidiana de forma geral.

Mais informações por meio do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou Rede Social do CAFCA: https://www.instagram.com/cafcaufam/?igsh=bTA2ZW42c2lpNXdt e Rede social do II Seminário Práxis Dialógica: https://www.instagram.com/praxis.dialogica/?igsh=eTFyZGI5MTBrd2o1