Página inicial > Últimos Eventos > Professor Marcos Castro (Degeo) ministra minicurso ‘A hermenêutica do sujeito em Foucault’

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2024, 14h37 | Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2024, 14h50 | Acessos: 289

Por Juscelino Simões                                                          Foto: Juscelino Simões

Revisão por Rozana Soares

O Laboratório de Geografia Humana (Lagehu) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Lagehu/Degeo/Ufam) promove no dia 24 de setembro de 2024, a partir das 14h até 18h, no auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), o minicurso ‘A hermenêutica do sujeito em Foucault: a Geografia, o urbano e as artes’. O minicurso será ministrado pelo professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Degeo/Ufam), Marcos Castro de Lima.

O minicurso abordará a hermenêutica do sujeito no pensamento do filósofo Michel Foucault, e como a formação desse sujeito tem estrita relação com a Geografia. Esta relação se dá por meio do mundo, da paisagem e dos objetos geográficos e da arte, que, para além da dualidade clássica das interpretações, procura fugir do maniqueísmo epistemológico, tão comum na ciência geográfica.

Os participantes receberão certificados de horas complementares.