Página inicial > Últimos Eventos > Saúde Mental é tema do “II Seminário Práxis Dialógica, dia 24/09, no auditório Rio Solimões

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2024, 14h25 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2024, 08h46 | Acessos: 224

Revisão Rozana Soares, equipe Ascom

A Comissão Organizadora do “II Seminário Práxis Dialógica: vivência filosófico-educacional na formação do professor de filosofia” convida para participar da Conferência “Saúde Mental e Universidade”, que será proferida pela Profa. Iolete Ribeiro da Silva (docente da Faculdade de Psicologia/Ufam). A atividade acontecerá no dia 24 de setembro de 2024 (terça-feira), com início às 16h, Auditório Rio Solimões, no - IFCHS, Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho - setor Norte - Coroado - Manaus/AM.

A saúde mental é um tema de profunda relevância, sobretudo no ambiente universitário, pois a vida acadêmica é marcada por diversos desafios, tais como, sobrecarga de compromissos (com falta de tempo livre), pressão com os prazos exíguos (e pressão acadêmica de forma geral), o que afeta a qualidade de vida, culminando com o adoecimento. Há outros fatores que afetam à saúde mental dos discentes, entre eles, a precarização da universidade (resultado do desmonte da educação pública), ausência de política para assistência estudantil, a pouca disponibilidade de bolsas estudantis, falta de acesso aos recursos básicos adequados para um bom desempenho acadêmico, tais como, biblioteca, laboratório, restaurante universitário, entre outros. Ademais, muitos discentes de camadas populares enfrentam o desafio de conciliar estudo e trabalho (para atender suas necessidades básicas de alimentação, transporte e materiais escolares) e vida pessoal.

Sendo assim, o debate proposto para a conferência é de grande importância porque contribui com o processo de esclarecimento, na perspectiva da preservação da saúde mental, apontando para a preocupação com a qualidade de vida da comunidade acadêmica. Sendo assim, a proposta de discussão sobre a temática “Saúde Mental e Universidade” favorece para que possamos refletir sobre a formação inicial e continuada dos professores de Filosofia conectada com prospectos da qualidade de vida dos discentes.

Este evento será muito importante para a Ufam, pois corrobora com a responsabilidade social da Universidade, contribuindo de forma significativa e relevantes com a “Campanha Setembro Amarelo”.

Inscrições

O evento é aberto ao público em geral e podem se inscrever alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica da Ufam, bem como alunos de outras instituições da Educação Básica e IES.

Link para inscrição: Aqui

Rede Social do CAFCA: https://www.instagram.com/cafcaufam/?igsh=bTA2ZW42c2lpNXdt

Acompanhe o Cronograma: Aqui