Página inicial > Últimos Eventos > IFCHS debate Márcio Souza e obra póstuma "Amazônia: Regional e Universal"

IFCHS debate Márcio Souza e obra póstuma "Amazônia: Regional e Universal"

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2024, 08h28 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2024, 08h33 | Acessos: 73

Revisão Rozana Soares, equipe Ascom

Com informações do  IFCHS

No próximo dia 23 de setembro, às 14h, o auditório Rio Solimões, localizado no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS-Ufam), será palco de um debate em torno da obra póstuma de Márcio Souza intitulada "Amazônia: Regional e Universal", publicada pela Editora Valer.

O evento é resultado dos esforços convergentes dos programas de pós-graduação do IFCHS (Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais), considerando aí o PPGS (Sociologia), o PPGSCA (Sociedade e Cultura na Amazônia), o PPGH (História), o PPGSS (Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia), PPGAS (Antropologia Social), PPGeog (Geografia) e o S&D (Especialização em Sociologia e Direito) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Letras (Faculdade de Letras - FLET), também da Ufam, e ainda, o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGI-CH) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O evento contará com a presença de dois importantes debatedores: Aldísio Filgueiras, escritor e jornalista, e a professora Dra. Marilene Correa. O encontro busca discutir as contribuições de Márcio Souza para o entendimento da Amazônia, uma região marcada por questões tanto locais quanto globais, explorando os aspectos culturais, sociais e ambientais que permeiam sua obra.

A iniciativa pretende atrair estudantes, professores e pesquisadores interessados nas discussões sobre a Amazônia, tema central nas obras de Souza, que sempre foi uma voz ativa na defesa da região e de sua importância no cenário global.