Página inicial > Últimos Eventos > Primeira Conferência de Petróleo e Gás: Inovação e Sustentabilidade está com inscrições abertas até 30 de setembro

Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2024, 11h14 | Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2024, 11h21 | Acessos: 172

Revisão Rozana Soares, equipe Ascom

Para comemorar os 15 anos do curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Ufam, será realizada a I Conferência de Petróleo e Gás: Inovação e Sustentabilidade, nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2024. A programação inclui palestras e painéis sobre temas de grande relevância para a indústria, como ESG (inglês: Ambiental, Social e Governança), Machine Learning, Descarbonização, Transição Energética e Logística no setor de Petróleo e Gás. Inscrições abertas até 30 de setembro.

Wendel Ricardo, presidente da Comissão Organizadora, destaca as principais conquistas do curso nesses 15 anos, dentre elas, a formação de 169 profissionais. “A celebração dos 15 anos do curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Federal do Amazonas com a I Conferência de Petróleo e Gás: Inovação e Sustentabilidade marca a consolidação do curso como referência acadêmica e profissional na região Norte, essencial para o mercado de trabalho local. O evento reforça a importância do curso na formação de engenheiros qualificados, na promoção da inovação tecnológica e na contribuição para a transição energética sustentável. Além disso, a conferência fortalece a integração entre academia e indústria, destacando o papel estratégico do Amazonas no setor de petróleo e gás”, expôs.

Com 186 discentes matriculados, o curso, criado no contexto do auge da exploração do petróleo no Brasil, inicialmente focava na formação técnica para atender à demanda da indústria de petróleo, especialmente com ênfase na exploração e produção. Com o tempo, o curso expandiu sua infraestrutura e corpo docente, firmando parcerias com empresas do setor e incorporando temas como sustentabilidade e impactos ambientais. “A crise do petróleo levou à diversificação do currículo, que passou a incluir energias renováveis e eficiência energética. Nos últimos anos, o curso tem integrado estudos sobre a transição energética e o uso de fontes alternativas de energia, preparando engenheiros para um mercado mais diversificado e sustentável, além de abordar os desafios específicos da Amazônia, onde está inserido”, ressaltou o professor Wendel Ricardo.

A programação ainda não foi divulgada oficialmente, mas o presidente da comissão revelou alguns nomes de potenciais participantes. “Teremos palestrantes e patrocínio de empresas do setor e um palestrante convidado, Alexandre do Valle, doutor em Engenharia de Suprimentos. As empresas que irão participar do evento serão Eneva, Petrobras, REAM, ATEM, Cigás, Super G e Tutiplast. Os painéis do evento estarão divididos em temas que envolvem os cinco temas principais do evento: ESG, Machine Learning, Logística da Indústria de Petróleo no Amazonas, Transição Energética e Descarbonização, os quais ocorrerão nos dias 12 e 13 de novembro, das 14h às 19h, no Hotel Mercure”, contou. “Adiantando um pouco da programação, teremos a palestra de Everaldo Lima, diretor do Laboratório de Qualidade da REAM, no painel com tema “Integrando ESG ao Controle de Qualidade de Combustíveis”. Também teremos um painel da Petrobras sobre “Descarbonização”. No evento, teremos uma mesa-redonda feminina no dia 13/11 com o tema “Mulheres em todos os espaços: desafios e oportunidades para mulheres no STEM”, as empresas participantes serão Tutiplast, Cigás e Eneva. No dia 12/11, teremos uma mesa-redonda com tema “Atuação na Indústria de Petróleo no Brasil” com participação da Eneva, Atem, Petrobras e a Secretaria de Minas e Energia do Estado do Amazonas. Além de algumas outras palestras que serão divulgadas em breve”, completou.

Segundo o professor Wendel Ricardo, a equipe de profissionais do curso já pensa e prepara os próximos 15 anos. “O curso pretende fortalecer a pesquisa em temas como descarbonização e energias renováveis, ampliar parcerias com a indústria, promover intercâmbios internacionais e focar na formação de profissionais para a transição energética. Também planeja atualizar o currículo com novas tecnologias e práticas ESG, além de incentivar o empreendedorismo e a criação de soluções inovadoras no setor. Esses esforços visam consolidar o curso como referência em inovação e sustentabilidade na indústria de energia”, finalizou.