Página inicial > Últimos Eventos > GEPEMFILO, CAFCA, PROF-FILO realizam II Seminário Práxis Dialógica: vivência filosófico-educacional

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2024, 08h29 | Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2024, 16h07 | Acessos: 182

Com informações do IGEPEMFILO, CAFCA, PROF-FILO

Revisão Rozana Soares

A Comissão Organizadora do “II Seminário Práxis Dialógica: vivência filosófico- educacional na formação do professor de filosofia” tem a satisfação de convidar os discentes e docentes de Filosofia, graduação e pós-graduação, egressas e egressos de Filosofia, docentes de Filosofia da Educação Básica, comunidade acadêmica da Ufam e de outras instituições de ensino para participar da roda de diálogo: Ensino de Filosofia e Juventude, em alusão ao Dia do Estudante, que acontecerá em 16 de setembro de 2024 (segunda-feira), com início às 14h, na Ufam, Auditório Rio Solimões, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais - IFCHS, Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho - setor Norte - Coroado - Manaus/AM.

O evento é resultado de uma articulação entre diversos segmentos, tais como: GEPEMFILO, CAFCA, PROF-FILO/Ufam, extensão dos Encontros Temáticos da Disciplina Filosofia da Educação, professores de filosofia da educação básica e egressos de filosofia, na perspectiva de contribuir com a responsabilidade social da Universidade. Ademais, o Seminário ocorre quinzenalmente (com revezamento dos dias da semana e no horário das 16h às 19h, com algumas exceções, como no caso do dia 16 de setembro, que iniciará às 14h), com um total de 10 atividades programadas até o encerramento no dia 05 de dezembro de 2024.

A realização do II Seminário Práxis Dialógica é importante porque contribui com a política do ensino de Filosofia na Ufam, na perspectiva de refletir e implementar ações que potencializem o nosso curso de licenciatura em Filosofia no contexto da Educação Nacional. Nesta conjuntura, o evento tem como objetivo estabelecer um debate propositivo e contínuo com prospectos de uma formação do professor de filosofia, norteada pela dialogicidade e uma práxis que possibilite vivência filosófico-educacional em conexão com a realidade. Convém ressaltar que o Seminário é uma ação de Extensão, aprovada pela PROEXT/Ufam (que emitirá os certificados para todos os participantes) e é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia (GEPEMFILO), o Centro Acadêmico Filosófico Cultural do Amazonas (CAFCA) e do Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO/Ufam, com o apoio da PROEXT e do IFCHS.

Abertura com Recital de Cordel Filosófico

A Roda de Diálogo: “Ensino de Filosofia e Juventude”, terceira atividade do “II Seminário Práxis Dialógica: vivência filosófico-educacional na formação do professor de filosofia” terá abertura com um recital de cordel filosófico, também intitulado “Ensino de Filosofia e Juventude”. O recital filosófico será conduzido pelo Professor Cordelista Manoel Belisário e o Grupo “Poesia de Cordel”, de João Pessoa-PB e visa sensibilizar o público participante do evento para a exposição e o debate que ocorrerão na Roda de Diálogo.

Neste contexto, o recital de cordel tem o propósito de realizar uma sensibilização filosófica de forma efetiva, com prospectos da transposição das linhas gerais dos conteúdos filosóficos apresentados pelos expositores da Roda de Diálogo, com uma abordagem didática inovadora, estimulando a plateia a participar do debate, de forma envolvente e qualificada. Sendo assim, o cordel (com sua linguagem acessível, crítica e criativa) é uma estratégia metodológica para o ensino de filosofia, contribuindo para traduzir os fundamentos teóricos da tradição filosófica, cujos conteúdos devem ser ministrados em articulação com o contexto social dos estudantes (colaborando para a democratização do conhecimento filosófico).

Enfim, a Roda de Diálogo “Ensino de Filosofia e Juventude” tem prospectos de expressar a importância das práticas democráticas, resultado de uma dialogicidade permanente entre docentes e discentes, fazendo o processo de ensino-aprendizagem articular a teoria e a prática de forma constante (favorecendo para a efetivação da práxis dialógica, na perspectiva das transformações sociais para um mundo melhor). Deste modo, a Literatura de Cordel e o Ensino de Filosofia têm como fio condutor o exercício da democracia.

Na expectativa de que tenhamos uma profícua atividade, desde já agradecemos a todos os participantes da Roda de Diálogo (bem como das atividades anteriores) e desejamos muito sucesso neste momento especial de partilha de conhecimento, acolhida e confraternização.

Inscrições

O evento é aberto ao público e podem se inscrever alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica da Ufam, bem como alunos de outras instituições da Educação Básica e IES.

Rede Social do CAFCA: https://www.instagram.com/cafcaufam/?igsh=bTA2ZW42c2lpNXdt

Acompanhe o Cronograma: Aqui