Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Faculdade de Artes e Amazonas Filarmônica apresentam concerto 'Compositoras' no Teatro Amazonas
Início do conteúdo da página

Faculdade de Artes e Amazonas Filarmônica apresentam concerto 'Compositoras' no Teatro Amazonas

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2024, 13h23 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2024, 15h04 | Acessos: 209

Por Rosiel Mendonça - Faartes



No dia 12 de setembro, às 20h, a Amazonas Filarmônica e a Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) apresentam o concerto "Compositoras", no Teatro Amazonas, como parte da programação do I Seminário Internacional de Piano & II Seminário Nacional de Memória das Artes na Amazônia.

Os ingressos para plateia e frisas estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site https://shopingressos.com.br. Os demais lugares são gratuitos.

Os seminários são promovidos pela Faartes/Ufam, com coordenação do professor João Gustavo Kienen e da professora Lucyanne Afonso, e têm apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Programa

Neste concerto, com regência do maestro Marcelo de Jesus, a Amazonas Filarmônica apresenta três obras de compositoras. A primeira é da compositora francesa Isabelle Sabrié, radicada no Amazonas. Trata-se do terceiro movimento de sua sinfonia-balé "Cenas da Amazônia", obra com uso de enorme seção de percussão e harmonia rítmico-espacial.

Em seguida, uma homenagem à importante professora e pianista amazonense Lindalva Cruz. O professor, compositor, maestro e violinista Oswaldo Carvalho criou uma moldura orquestral para algumas peças encantadoras da professora Lindalva, com o título de "Coletânea 1". O pianista Bernardo Scarambone será o solista da obra. Pianista brasileiro e professor da Eastern Kentucky University (EKU/EUA), Scarambone publicou recentemente a edição completa e revisada das obras para piano de Lindalva Cruz.

Para encerrar a noite, o maestro Marcelo de Jesus, regente adjunto da Amazonas Filarmônica, escolheu a primeira sinfonia escrita por uma compositora americana. Trata-se da "Sinfonia Gaélica", de Amy Beach, compositora de New Hampshire (estado localizado no nordeste dos EUA). A obra recebeu esse nome porque foi inspirada em antigas melodias escocesas, irlandesas e inglesas.

Isabelle Sabrié (b. 1965)
Cenas da Amazônia, sinfonia-balé para percussão e orquestra (2018)
Cena 3: Jungle

Lindalva Cruz (1908-2005)
Coletânea 1, para piano e orquestra - Oswaldo Carvalho & Bernardo Scarambone

Amy Beach (1867-1944)
Sinfonia em mi menor, op. 32 "Sinfonia Gaélica" (1894)
I. Allegro con fuoco
II. Alla siciliana – Allegro vivace
IV. Allegro di molto

Bernardo Scarambone, piano
AMAZONAS FILARMÔNICA
Marcelo de Jesus, regente

Parcerias

Os seminários são correalizados pelo Centro de Documentação e Memória da Cultura na Amazônia (Cedomca), Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia (Gepmus) e Laboratório de Educação Musical (Labem), da Faculdade de Artes.

A Eastern Kentucky University (EKU), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) - Campus Zona Leste estão entre as instituições parceiras.

Além da Fapeam e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, as iniciativas têm apoio do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e do Instituto de Computação (Icomp/Ufam).

registrado em:
Fim do conteúdo da página