Página inicial > Últimos Eventos > Ufam e MDA Promovem Encontro Estadual de Desenvolvimento Territorial e Governança da Terra

Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2024, 11h06 | Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2024, 11h18 | Acessos: 445

Revisão Rozana Soares

Nos dias 29 e 30 de agosto, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), promoverá o Encontro Estadual de Desenvolvimento Territorial e Governança da Terra. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas, no setor Sul do Campus Universitário, bairro Coroado, e terá como tema central a operacionalização do Programa Nacional de Crédito Fundiário nos Territórios Rurais.

O evento reunirá uma ampla gama de participantes, incluindo sindicatos de trabalhadores e trabalhadores rurais, associações de Agricultura Familiar, organizações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), secretarias municipais de agricultura, empresas juniores de agronomia e agropecuária, movimentos sociais, além de profissionais e estudantes das Ciências Agrárias. A diversidade de participantes sublinha a importância do PNCF, que busca facilitar o acesso de agricultoras e agricultores ao crédito fundiário oferecido pelo governo federal, complementando a reforma agrária. O programa visa promover a geração de renda, autonomia, segurança alimentar, sucessão rural e o fortalecimento da agricultura familiar.

No primeiro dia, a programação contará com uma palestra da diretora do Departamento de Governança Fundiária do MDA, Shirley Anny Abreu do Nascimento, que abordará o fluxo de contratação do PNCF e o papel da Unidade Técnica do Programa no Amazonas. Além disso, a Profª. Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, coordenadora do TED Ufam MDA, discutirá a viabilidade do PNCF no estado e estratégias de mobilização.

No segundo dia do encontro, a política territorial será o tema central, com a participação de representantes dos Colegiados Territoriais de várias regiões do Amazonas, como Baixo Amazonas, Manaus e Entorno, Madeira, Rio Negro da Cidadania Indígena, Mesorregião do Alto Solimões, Médio e Alto Juruá. Essas regiões, representando diversos municípios do estado, estão envolvidas em discussões coordenadas por Luciana Pedroso Barrozo, Coordenadora Geral de Governança Territorial. Ela apresentará uma perspectiva da política nacional de desenvolvimento territorial, estratégias de mobilização dos Colegiados Territoriais no Amazonas, e a construção de uma agenda de fortalecimento.

Ainda durante o evento, Artur Reis Rimoldi, diretor do Departamento de Cadastro Nacional de Agricultura Familiar, fornecerá informações e orientações sobre o Cadastro Nacional de Agricultura Familiar e os desafios enfrentados no Amazonas.