Página inicial > Últimos Eventos > Faculdade de Artes realiza Seminário Internacional de Piano e II Seminário Nacional de Memória das Artes na Amazônia

Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2024, 14h09 | Última atualização em Sexta, 16 de Agosto de 2024, 14h57 | Acessos: 249

Por Rosiel Mendonça (Faartes)

De 09 a 13 de setembro, a Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) realiza o Seminário Internacional de Piano e o II Seminário Nacional de Memória das Artes na Amazônia. Os eventos têm o objetivo de promover a pesquisa com foco especial nas contribuições de minorias sociais com pouca ou nenhuma representatividade. As iniciativas também pretendem estreitar as relações entre as culturas do Brasil e dos Estados Unidos, fomentando um ambiente positivo para a colaboração entre pesquisadores da Amazônia, de outras regiões do Brasil e de outros países.

As inscrições, a programação e a submissão de trabalhos estão disponíveis no link https://bit.ly/4fBh1LR. Os dez melhores artigos serão publicados em livro.

A programação contará com palestras, mesas-redondas, masterclasses de piano e saxofone, lançamentos, recitais-difusão e apresentação de trabalhos. Entre os convidados estão os professores Bernardo Scarambone, Desirée Scarambone e Keith Talley, da Eastern Kentucky University (EKU); o professor Bruno Freitas Gadelha, do Instituto de Computação (Icomp/Ufam); e o professor Fernando Lacerda, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A coordenação é do professor João Gustavo Kienen, diretor da Faartes, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas – PAREV.

A identidade visual dos eventos traz em destaque a obra "Natural Urbano", do artista visual Paulo Gersino, discente do curso de Artes Visuais da Ufam.

Concerto

No dia 12 de setembro, às 20h, como parte da programação dos seminários, a Amazonas Filarmônica apresentará o concerto "Compositoras", no Teatro Amazonas, com regência de Marcelo de Jesus, maestro adjunto da orquestra e consultor artístico da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A primeira obra no programa do concerto é da compositora Isabelle Sabrié, francesa radicada no Amazonas. Trata-se do terceiro movimento da sinfonia-balé "Cenas da Amazônia", com uso de enorme seção de percussão e harmonia rítmico-espacial.

Em seguida, será feita uma homenagem à professora e pianista amazonense Lindalva Cruz. Bernardo Scarambone (pianista brasileiro e professor da Eastern Kentucky University), em parceria com Oswaldo Carvalho, criou uma moldura orquestral para algumas peças de Lindalva, com o título de "Coletânea 1". O professor Scarambone será o solista da obra.

Para encerrar o programa, o maestro Marcelo de Jesus escolheu a primeira sinfonia escrita por uma compositora americana. Trata-se da "Sinfonia Gaélica", de Amy Beach, compositora de New Hampshire, estado localizado no nordeste dos EUA. A obra recebeu esse nome porque foi inspirada em antigas melodias escocesas, irlandesas e inglesas.

Parcerias

Os seminários são correalizados pelo Centro de Documentação e Memória da Cultura na Amazônia (Cedomca), Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia (Gepmus) e Laboratório de Educação Musical (Labem), da Faculdade de Artes. A Eastern Kentucky University (EKU), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) - Campus Zona Leste estão entre as instituições parceiras. Além da Fapeam, as iniciativas têm apoio do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas e do Icomp/Ufam.