Página inicial > Últimos Eventos > Projeto ‘Descobrindo Manaus’, da ARII, celebra a diversidade cultural com visita ao Museu Amazônico

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2024, 15h14 | Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2024, 15h25 | Acessos: 308

Com o objetivo de promover o diálogo intercultural e a compreensão mútua entre diferentes comunidades, a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas (Arii-Ufam) realiza visita de estudantes do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) ao Museu Amazônico, na próxima sexta-feira, 16 de agosto, das 14h às 16h. O museu fica localizado na rua Ramos Ferreira, 1036, Centro.

Edição Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

De acordo com a coordenação da Arii, dentro do Programa Estudante-Convênio (PEC), A Assessoria é a responsável pelo acolhimento e acompanhamento social e acadêmico contínuo dos alunos de outros países que chegam à Ufam para realizar cursos como o de Português para Estrangeiros (PEC-PLE) ou o de graduação (PEC-G). Por conta disso, a Arii entende que uma das formas de proporcionar acolhimento é a apresentação da cultura local aos estudantes estrangeiros.

Dessa forma, o Projeto ‘Descobrindo Manaus’ promove aos estudantes estrangeiros maior compreensão e apreciação da rica diversidade cultural da Amazônia, especialmente para pessoas oriundas de países da África. Historicamente, as culturas africanas têm influenciado significativamente as tradições, artes e modos de vida na região amazônica, contribuindo para uma identidade cultural única e complexa.

No entanto, muitas vezes essas conexões históricas e culturais não são amplamente reconhecidas ou exploradas. Ao proporcionar uma experiência imersiva no Centro Cultural de Manaus, incluindo visitas ao Museu Amazônico, Largo de São Sebastião e Teatro Amazonas, o projeto visa não apenas apresentar, mas também celebrar as contribuições culturais africanas para a formação da identidade amazônica.

Visitas mediadas, atividades interativas e apresentações culturais e culinárias, os participantes terão a oportunidade de explorar as conexões históricas, comparar manifestações culturais e apreciar a diversidade da região.