Página inicial > Últimos Eventos > Livro de professor do Departamento de Física da Ufam inspira documentário sobre cientista brasileiro

Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 11h49 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2024, 11h50 | Acessos: 268

Intitulado “Termodielétrico”, o filme da cineasta Ana Costa Ribeiro apresenta de forma intimista a trajetória de Joaquim da Costa Ribeiro (1906 -1960), descobridor do primeiro fenômeno físico no Brasil, o Fenômeno Termodielétrico, mais tarde rebatizado de Efeito Costa Ribeiro (ECR). O documentário se baseia na obra que registra toda a trajetória acadêmica do cientista, “Costa Ribeiro: Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento da Física no Brasil”, do professor do Departamento de Física da Ufam, Wanderley Vitorino. A película será exibida no 19º Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia (SNHCT), realizado entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, na Universidade Federal da Bahia. O filme chegará aos cinemas em outubro deste ano.

Neta de Costa Ribeiro, a cineasta produziu e dirigiu a obra que investiga os mistérios do Termodielétrico, fenômeno natural descoberto em 1944, visita plantações de palmeiras, jazidas minerais e laboratórios, mesclando materiais de arquivo com paisagens atuais. Ana Costa Ribeiro narra para o espectador tudo o que encontra ao longo do percurso, convergindo os campos da arte e da ciência. Esse encontro enigmático, cheio de perguntas e dúvidas, mas também de curiosidade e poesia, resulta em uma profunda reflexão sobre as mudanças de fases da vida.

Lançado no 25º Festival Internacional de Cinema do Rio, maior festival de cinema da América Latina; e na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme já foi exibido nos principais festivais internacionais: ⁠IDFA (Holanda), ⁠Femina, ⁠In/ Science (Holanda), AFO (República Checa) e ⁠Krakow Film Festival (Polônia).

Joaquim da Costa Ribeiro - O físico teve papel importante no pioneirismo da implementação das pesquisas em Física da Matéria Condensada na universidade brasileira e na administração científica, sendo um dos responsáveis pela criação do atual Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e um dos primeiros dirigentes. Foi o representante brasileiro na criação da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), entre outras atividades científicas. Costa Ribeiro foi um dos primeiros professores de Física no Brasil a atuar como pesquisador nesta área, formando uma geração de pesquisadores de renome internacional. Foi docente de um dos primeiros cursos de Física no país, o da Universidade do Distrito Federal (UDF), instituição criada por Anísio Teixeira (1900 – 1971), que deu origem à atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi realizando suas pesquisas na universidade a qual lecionava, que Costa Ribeiro observou pela primeira vez que, quando um dielétrico (isolante) é submetido a mudança de estado físico, ocorre o surgimento de correntes elétricas enquanto ocorrer tal mudança de estado, em especial de sólido para líquido e vice-versa. Tal fenômeno não havia sido observado pelos físicos no mundo. Dentre os dielétricos utilizados nas suas pesquisas estava a cera de carnaúba, palmeira nativa brasileira e onde obteve os melhores resultados na observação do Fenômeno Termodielétrico. Em sua homenagem a Sociedade Brasileira de Física (SBF) criou o Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro em reconhecimento a contribuição de pesquisadores ao longo de suas carreiras para a Física da Matéria Condensada no Brasil.

19º SNHCT - Durante o evento, além da exibição do filme Termodielétrico, os integrantes do Grupo Ecimath (Estação Ciência, Matemática, Astronomia, Tecnologia e História da Ciência), as alunas graduandas em licenciatura em Física da Ufam Katrine Silva da Silva e Giovanna Lucena de Abreu,  apresentarão suas pesquisas de Iniciação Científica desenvolvidas em História da Física e sua inserção no Ensino de Física.  Participará também do evento o mestrando em Matemática Diogo Sampaio da Silva. Realizado a cada dois anos, este é o segundo evento consecutivo que alunos de licenciatura em Física participam do encontro em uma área de investigação que ainda é nova no Departamento de Física, História da Ciência.