Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Livro de professor do Departamento de Física da Ufam inspira documentário sobre cientista brasileiro
Início do conteúdo da página

Livro de professor do Departamento de Física da Ufam inspira documentário sobre cientista brasileiro

Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 11h49 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2024, 11h50 | Acessos: 807

 

 

Intitulado “Termodielétrico”, o filme da cineasta Ana Costa Ribeiro apresenta de forma intimista a trajetória de Joaquim da Costa Ribeiro (1906 -1960), descobridor do primeiro fenômeno físico no Brasil, o Fenômeno Termodielétrico, mais tarde rebatizado de Efeito Costa Ribeiro (ECR). O documentário se baseia na obra que registra toda a trajetória acadêmica do cientista, “Costa Ribeiro: Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento da Física no Brasil”, do professor do Departamento de Física da Ufam, Wanderley Vitorino. A película será exibida no 19º Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia (SNHCT), realizado entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, na Universidade Federal da Bahia. O filme chegará aos cinemas em outubro deste ano.

Neta de Costa Ribeiro, a cineasta produziu e dirigiu a obra que investiga os mistérios do Termodielétrico, fenômeno natural descoberto em 1944, visita plantações de palmeiras, jazidas minerais e laboratórios, mesclando materiais de arquivo com paisagens atuais. Ana Costa Ribeiro narra para o espectador tudo o que encontra ao longo do percurso, convergindo os campos da arte e da ciência. Esse encontro enigmático, cheio de perguntas e dúvidas, mas também de curiosidade e poesia, resulta em uma profunda reflexão sobre as mudanças de fases da vida.

Lançado no 25º Festival Internacional de Cinema do Rio, maior festival de cinema da América Latina; e na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme já foi exibido nos principais festivais internacionais: ⁠IDFA (Holanda), ⁠Femina, ⁠In/ Science (Holanda), AFO (República Checa) e ⁠Krakow Film Festival (Polônia).

Joaquim da Costa Ribeiro - O físico teve papel importante no pioneirismo da implementação das pesquisas em Física da Matéria Condensada na universidade brasileira e na administração científica, sendo um dos responsáveis pela criação do atual Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e um dos primeiros dirigentes. Foi o representante brasileiro na criação da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), entre outras atividades científicas. Costa Ribeiro foi um dos primeiros professores de Física no Brasil a atuar como pesquisador nesta área, formando uma geração de pesquisadores de renome internacional. Foi docente de um dos primeiros cursos de Física no país, o da Universidade do Distrito Federal (UDF), instituição criada por Anísio Teixeira (1900 – 1971), que deu origem à atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi realizando suas pesquisas na universidade a qual lecionava, que Costa Ribeiro observou pela primeira vez que, quando um dielétrico (isolante) é submetido a mudança de estado físico, ocorre o surgimento de correntes elétricas enquanto ocorrer tal mudança de estado, em especial de sólido para líquido e vice-versa. Tal fenômeno não havia sido observado pelos físicos no mundo. Dentre os dielétricos utilizados nas suas pesquisas estava a cera de carnaúba, palmeira nativa brasileira e onde obteve os melhores resultados na observação do Fenômeno Termodielétrico. Em sua homenagem a Sociedade Brasileira de Física (SBF) criou o Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro em reconhecimento a contribuição de pesquisadores ao longo de suas carreiras para a Física da Matéria Condensada no Brasil.

19º SNHCT - Durante o evento, além da exibição do filme Termodielétrico, os integrantes do Grupo Ecimath (Estação Ciência, Matemática, Astronomia, Tecnologia e História da Ciência), as alunas graduandas em licenciatura em Física da Ufam Katrine Silva da Silva e Giovanna Lucena de Abreu,  apresentarão suas pesquisas de Iniciação Científica desenvolvidas em História da Física e sua inserção no Ensino de Física.  Participará também do evento o mestrando em Matemática Diogo Sampaio da Silva. Realizado a cada dois anos, este é o segundo evento consecutivo que alunos de licenciatura em Física participam do encontro em uma área de investigação que ainda é nova no Departamento de Física, História da Ciência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página