HUGV promove segunda rodada de capacitação em escuta qualificada para atendimento à população LGBTQIAPN+
Treinamento ocorrerá nesta sexta-feira, 26, e trabalhará temas como nome social, transfobia e discussão de casos reais
O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realiza, nesta sexta-feira, 26, a partir das 9h, o segundo de da capacitação "Treinamento em Escuta Qualificada para atendimento à população LGBTQIAPN+". O objetivo é oferecer oportunidade aos profissionais de saúde da instituição e às pessoas que trabalham com população LGBTQIAPN+ de aprimorar os conhecimentos sobre diversidade. A primeira rodada do curso aconteceu na quinta-feira, 18.
O treinamento faz parte da preparação para a I jornada multiprofissional de cirurgias de modificações corporais em pessoas trans e intersexo no Amazonas. O evento, que acontece entre 27 e 31 de agosto, é inédito na região e com inscrições gratuitas, reunirá especialistas de todo o Brasil para a realização de 24 cirurgias de modificações corporais em pacientes acompanhados pelo hospital no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“No primeiro dia do treinamento, o auditório estava cheio e o feedback da plateia foi muito positivo. Tivemos esclarecimentos conceitos e dicas preciosas de como criar um bom vínculo com os pacientes. Também houve resposta a dúvidas sobre nome social, trans e homofobia e trouxeram casos reais para discussão e reflexão da plateia. Além de abordar temas como especificidades no atendimento a pessoas trans e intersexo e sobre preparo para cirurgias de modificações corporais”, disse a chefe da Divisão Médica do HUGV, a mastologista Conceição Maria Guedes Crozara.
A programação do treinamento conta com temas diversos e palestras ministradas por especialistas. A coordenadora do Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros da Policlínica do município de Codajás (AM), a ginecologista e obstetra Dária Neves, falará sobre atendimento médico humanizado às diversidades. Os professores da Faculdade de Direito da UEA e Ufam, Denison Aguiar e Thiago Galeão, irão esclarecer dúvidas sobre direitos, nome social, transfobia institucional, dentre outros assuntos. Haverá ainda a participação da psicóloga Caní Jackson, que falará sobre conceitos e aspectos psicossociais da população trans e intersexo.
“Queremos oferecer orientação quanto ao atendimento qualificado à população LGBT, sobretudo a essa população que agora a gente está atendendo, que são os transexuais e os intersexos, o que acabou gerando demanda para todas as especialidades, não só as que estão envolvidas no processo transexualizador”, disse a chefe da Divisão Médica do HUGV, a mastologista Conceição Maria Guedes Crozara.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 42 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redes Sociais