Página inicial > Últimos Eventos > Ufam e UEA realizam Jornada Acadêmica do Mestrado Profissional em Artes

Ufam e UEA realizam Jornada Acadêmica do Mestrado Profissional em Artes

Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2024, 09h45 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2024, 10h26 | Acessos: 29

Por Rosiel Mendonça (Faartes)

A Faculdade de Artes da Ufam e a Escola Superior de Artes e Turismo da UEA promovem, de 07 a 09 de agosto, a Jornada Acadêmica do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes). O evento ocorre no Centro de Artes da Ufam (Caua) e as inscrições podem ser realizadas pelo site https://www.even3.com.br/jornada-academica-do-profi-artes-ufamuea-472361.

Com o tema "Arte e Tecnologia na Formação Docente: Requisitos de uma Sociedade Multimodal", a jornada contará com comunicações orais, apresentação de banners, palestras, performances artísticas e exposição de artes visuais. A submissão de trabalhos está aberta até o dia 30 de julho.

Sobre o evento

O ensino de artes e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são essenciais para a formação docente em uma sociedade multimodal no século XXI. Nesse contexto, é importante que os professores construam e se apropriem de habilidades e competências tanto na área das artes quanto no uso das TIC.

Nesse sentido, para atender aos requisitos dessa formação, os professores precisam adquirir conhecimentos sobre os diferentes recursos tecnológicos que emergem todos os dias e se tornam disponíveis, tais como softwares para edição de imagem e vídeo, plataformas de compartilhamento de conteúdo, aplicativos de criação artística, edição de partituras e produção musical, entre tantos outros. Além disso, é de fundamental importância que os docentes desenvolvam competências para integrar essas ferramentas de forma significativa no ensino de artes.

A formação docente nesse contexto deve contemplar aspectos teóricos e práticos. Os professores devem compreender os fundamentos das artes e as diferentes linguagens artísticas, bem como as potencialidades das TIC para ampliar as possibilidades de criação e expressão dos alunos, estimulando a criatividade e a experimentação.