Página inicial > Últimos Eventos > Seminário apresenta Yiannis Charalambous com palestra sobre reparos automáticos em códigos de inteligência artificial

Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2024, 09h05 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2024, 10h24 | Acessos: 337

Promovido pelo grupo de pesquisa e-Controls do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), a série de seminários apresenta ao público participante temas variados sempre com foco no que há de mais avançado na área de cibernética, controle e automação. Na sexta-feira, 12, às 8h30 (horário de Manaus), ocorre a segunda edição do evento. O convidado desta vez é Yiannis Charalambous, pesquisador da Universidade de Manchester, da área de reparo automático de programas, modelos de linguagem e bounded model checking, que falará sobre o tema: “Automatically repairing AI code using Large Language Models and Bounded Model Checking (Reparando automaticamente código de IA usando modelos de linguagem grande e verificação de modelo limitado)”. A palestra é aberta a todos. Para participar, basta acessar o link abaixo ( Google Meet) ou acompanhar por meio da transmissão ao vivo no Youtube.

“A série de seminários contará com eventos mensais com horários e temas definidos algumas semanas antes. Mas o projeto Cybersecurity in Networked Controlled Systems (cyber.net.con) também contará com outras atividades como: atividades de pesquisas conjuntas entre os times na área de segurança cibernética, verificação formal, inteligência artificial e sistemas de controle  e automação; intercâmbio de pesquisadores e alunos; e workshops para divulgação dos resultados e aproximação do restante da sociedade (empresas, agências governamentais,  instituições de pesquisa, etc)”, declara o professor Iury Bessa, coordenador do projeto e líder do grupo e-Controls do PPGEE/Ufam.

O evento é promovido pelo consórcio entre Ufam, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), e Universidade de Manchester (UoM) e tem o financiamento do CNPq.

O objetivo do projeto é desenvolver abordagens que permitam o projeto de sistema ciberfísicos e embarcados mais seguros, sobretudo do ponto de vista de ameaças cibernéticas. Nesse sentido, a série de seminários foi proposta como uma ação de disseminação e troca de experiências entre os times do projeto e outros grupos que estejam na vanguarda do tema.

Sobre a Palestra do professor Yiannis Charalambous

À medida que a sociedade depende cada vez mais da inteligência artificial, a necessidade de confiança nas redes neurais torna-se mais crítica. No entanto, as redes neurais frequentemente apresentam vulnerabilidades que podem minar essa confiança. “Neste seminário, apresentarei os esforços do nosso grupo de pesquisa para aumentar a confiabilidade das redes neurais incorporadas no código C. Utilizamos modelos de linguagem grande em conjunto com verificação de modelo limitado para identificar e reparar essas vulnerabilidades de forma eficaz”, expôs o preletor.

Links para participação:

Google Meet: https://meet.google.com/svc-zzon-eyg