Página inicial > Últimos Eventos > Seminário do PPGQ discute técnicas aplicadas aos estudos fitoquímicos nesta quinta, 26

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 15h23 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 15h28 | Acessos: 1045

Evento faz parte do ciclo de seminários programado pelo PPG em Química da Ufam

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Amazonas (PPGQ-Ufam) promove, nesta quinta-feira, 26, às 10h, no auditório do Departamento de Química, o Ciclo de Seminários intitulado “Estudo Fitoquímico: estagnação ou avanços com técnicas inovadoras?”. A palestra será proferida pelo professor Josean Fechine Tavares, mestre e doutor em ‘Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos’, além de bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Saiba mais do tema

As plantas medicinais são utilizadas por 70 a 90% da população nos países em vias de desenvolvimento no que se refere à atenção primária à saúde. Partindo da premissa de que o isolamento e a caracterização estrutural dos constituintes químicos das drogas vegetais são de grande importância para a afirmação de seu uso na medicina popular, fica clara a necessidade de se estudar plantas medicinais. Nesse contexto, existem vários dados científicos abordando o estudo dessas plantas com processos cromatográficos dos mais variados tipos.

As técnicas analíticas evoluíram em ritmo exponencial de tal forma que é possível agregar conhecimento mais preciso e mais rápido na caracterização de vegetais. Dessa forma, serão apresentados resultados de pesquisas envolvendo métodos modernos de análises na caracterização de vegetais, a saber: cromatografia líquida de ultraeficiência acoplada e espectrometria de massas em alta resolução, construção de redes moleculares utilizando a ferramenta do Global Natural Products Social Molecular Networking (GNPS), estudos de metabolômica associado com dados quimioterápicos.

Currículo do palestrante

O professor Josean Tavares é graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (2003), mestre e doutor em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2007), além de possuir experiência na área de Farmácia, com ênfase em Fitoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Extração, Isolamento e Purificação de metabólitos secundários e uso da Ressonância Magnética Nuclear para identificação e/ou elucidação estrutural de Produtos Naturais.

Atualmente Professor Associado I do Centro de Ciências da Saúde, do departamento de Ciências Farmacêuticas na disciplina Métodos Espectroscópicos Aplicados na Analise de Fármacos foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos de 2014 a 2019.