Página inicial > Últimos Eventos > Seminário de socialização das atividades do Programa Residência Pedagógica dos cursos de Pedagogia e Letras do INC/Ufam

Publicado: Quinta, 16 de Maio de 2024, 13h14 | Última atualização em Quinta, 16 de Maio de 2024, 13h14 | Acessos: 1141

O Programa Residência Pedagógica dos cursos de Pedagogia e Letras – Língua Portuguesa e Língua Espanhola, do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Campus Alto Solimões, promovem Seminário de Socialização dos Resultados das Atividades do Programa que foram desenvolvidos nas escolas do município de Benjamin Constant, Amazonas.

O evento é aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral, ocorrerá no dia 17 de maio de 2024, no Auditório do INC, no horário das 08h00/12h00 e das 14h00/18h00. O programa é parte das políticas públicas de formação de futuros professores em cursos de licenciatura ao permitir experiências formativas em escolas da educação básica.

A programação contará com mesa de abertura com a participação do Coordenador Geral, o professor Dr Valter Frank Mesquita, dos Docentes Orientadores locais, Prof. Maria Auxiliadora dos Santos Coelho (Subprojeto de Pedagogia), Prof. Marcilene da Silva Nascimento Cavalcante (Subprojeto de Língua Portuguesa), Prof. Me. Juan Emílio Torres Garcia (Subprojeto de Língua Espanhola), professores preceptores das escolas-campo e estudantes residentes que participam do programa. Terá ainda mesa redonda com roda de experiências, exposição de painéis e banners e socialização dos materiais didáticos produzidos no Programa.

O seminário objetiva socializar publicamente os resultados das práticas vivenciadas em sala de aula e nas escolas-campo, partilhar conhecimentos, experiências e saberes adquiridos para atuação profissional dos futuros licenciados.

É também oportunidade para mostrar os compromissos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com a sociedade e a formação profissional que se fortalece por meio do edital n. 041/2022, que objetiva “induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso”.

Cabe destacar que o Programa Residência Pedagógica é um programa vinculado ao governo federal junto ao Ministério da Educação sob a coordenação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cuja finalidade é contribuir com a formação inicial de professores e professoras para a educação básica. Tendo apoio da Secretaria Municipal de Educação do Município de Benjamin Constant e da Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Amazonas.