Página inicial > Últimos Eventos > Filosofia- Programa Residência Pedagógica apresenta painel temático ‘Práxis do Ensino de Filosofia’ dia 26

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 08h56 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 10h32 | Acessos: 1211

Nesta quinta-feira, 26, das 9h30 às 12h, no auditório Rio Alalaú, localizado no setor Norte do campus universitário, o Programa de Residência Pedagógica de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) apresenta painel temático intitulado “Práxis do Ensino de Filosofia”. O evento faz parte da programação da programação da I Jornada de Residência Pedagógica e os responsáveis pela apresentação será o professor José Celso de Melo Sampaio e os egressos e discentes Dayana Bezerra de Souza; Judah Nahum M. da Silva; Lucas do Prado Pereira; Noemi Soares de Oliveira; Thalisson Ramon F. Lima.

O tema tem como eixo central a questão da práxis dialógica, categoria de ação que norteia o Ensino de Filosofia e base conceitual para a Filosofia da Educação. De acordo com o coordenador do evento, professor José Belizario Neto, os estudantes irão apresentar artigos que foram desenvolvidos em cada uma das três escolas participantes do Programa de Residência Pedagógica em Filosofia da Ufam.

“Em cada escola, uma dupla representa o conjunto de  seus residentes para desenvolver esse artigo e agora irão apresentar tal produção construída a partir da vivencia escolar; ou seja, trata-se de uma pedagogia crítica e os(as) autores escreveram seus artigos no contexto em que a teoria vem a partir da prática educacional de cada um, para em seguida surgir um novo repensar com teorias filosóficas; abordando-se um pensar sistemático sobre a Filosofia e a Educação que tem como consequência a teoria ancorada na prática e a prática fundamentada na teoria”, enfatiza.

O coordenador explica também que a filosofia significa ‘amizade pelo conhecimento’ e que o filósofo é o ‘amigo do saber’. “Com a Jornada de Residência Pedagógica pretendemos estabelecer um diálogo que retome os primórdios da filosofia, fazendo uma conexão com a conjuntura atual. Sendo assim, só acontecerão as mudanças desejadas na prática, se interpretamos teoricamente a realidade, mesmo reconhecendo que há uma ausência de políticas públicas de estado adequadas para uma formação humanizadora, capaz de possibilitar o exercício da emancipação, ao invés de um estado de barbárie, que parece se instalar com as atuais políticas de governos alinhados à política do mercado financeiro, em detrimento dos direitos dos trabalhadores. É necessário que a educação seja a pauta prioritária, como política de Estado e não de governo. Esta educação deve estar ancorada na compreensão de que sem se educar, o ser humano inviabiliza a sua própria felicidade e humanização. Daí a importância da compreensão e vivência com a práxis”, conclui.

Práxis do Ensino de Filosofia

As duplas representantes de cada escola- campo refletirão sobre questões como ‘O que diz a tradição filosófica sobre a Educação?’ ‘Qual é o sentido da práxis do ensino de Filosofia?’ ‘Em que aspectos a Filosofia contribui para a formação dos seus alunos?’ ‘Qual a principal finalidade da Filosofia no Ensino Médio?’ ‘A partir da sua experiência, o que deve ser feito para melhorar a formação do professor de Filosofia no Ensino Médio?’ ‘O que falta para esta formação?’ ‘Quais os percursos realizados pelos residentes de Filosofia, na perspectiva de levar os alunos do Ensino Médio a perceberem a importância da Filosofia para as suas vidas e que o pensamento filosófico não se desconecta do cotidiano?’

A partir dessas questões norteadoras, os trabalhos foram desenvolvidos e somente com o debate público, com um filosofar crítico e criativo é possível idealizar uma práxis realmente transformadora da realidade social; com espaço para a dialogicidade, seremos capazes de estabelecer a relação professor-aluno norteada pelo princípio da humanização e qualificar ainda mais os trabalhos realizados na Residência Pedagógica em Filosofia. Apenas desta forma haverá uma educação filosófica autônoma e libertadora.

I Jornada de Residência Pedagógica em Filosofia

Na abertura de cada atividade, é realizada uma declamação coletiva de um cordel, produzido por integrantes da coordenação. O objetivo é trazer as linhas gerais de cada apresentação de forma poética, usando o método da sensibilização filosófica, falando da Filosofia e seu ensino, de forma simples, sem ser simplista nem banal e corriqueiro.

O evento ocorre de 15 de agosto a 10 de outubro, uma vez por semana, reunindo estudantes e profissionais para discutir os principais temas relativos à formação de professores. O evento é uma atividade de extensão gratuita e aberta ao público. Confira a programação.