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Pioneirismo: realizada pela primeira vez no Norte do País, Oficina de Formação em Português para Estrangeiros reúne, na Ufam, profissionais de diversas instituições

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 14h24 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 09h54 | Acessos: 6140

A Oficina é a única a ocorrer na região Norte do País para formar coordenadores e docentes nessa área

Na manhã desta segunda-feira, 23, no Auditório Rio Jatapu, a Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam) realizou a abertura da III Oficina de Formação de Coordenadores e Professores de Português para Estrangeiros. O evento ocorre até esta terça, 24, e atende à demanda de formação na área de português para estrangeiros, seja para a atuação como coordenadores, seja para a atuação em sala de aula nos cursos ofertados pelo Idiomas sem Fronteiras-Português (IsF- Português).

Uma das participantes, professora Marcia Collinge, é docente do curso de Letras do Instituto Federal do Pará (IFPA). Ela teve a oportunidade de ministrar aulas de Português para estrangeiros durante o doutorado sanduíche cursado na Universidade Yale, instituição americana situada na cidade de New Haven, Connecticut.

Essa experiência foi o que motivou a docente a participar da oficina pioneira promovida pela Ufam. “Durante o doutorado sanduíche, pude ensinar português para estrangeiros. Agora, após o retorno, busco a formação na Oficina para contribuir ainda mais com o IFPA, por meio de ferramentas práticas para aplicar na recepção de estrangeiros que queiram estudar o português na Amazônia”, concluiu.  

O Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante a solenidade de abertura, falou que eventos como esse possibilitam acreditar em uma universidade pública e gratuita. “Em oficinas como esta aqui há troca de experiências, integração entre colegas de todo o País e a possibilidade de conhecer realidades diferentes do nosso cotidiano institucional. Isso revigora o trabalho acadêmico diário”, lembrou.

O diretor da Flet, professor Wagner Barros Teixeira, explicou que a Ufam tem o Núcleo de Línguas que oferta cursos e testes de proficiência do IsF. Além de oferecer a única Oficina na região Norte em 2019. “Estamos desde o início, em 2012, com a bandeira do IsF. O nosso Programa trabalha em várias frentes e de forma integrada com Centro de Línguas da Ufam, oferecendo Inglês, Francês, Espanhol, Japonês e Português para Estrangeiros. Somos um dos maiores Núcleos do Brasil, acolhemos a Oficina na região Norte e temos demandas significativas na área de Português. O estado é plural, por natureza, nas inúmeras etnias indígenas e, também, com a presença de imigrantes estrangeiros. Nós oferecemos quatro turmas de Português para Estrangeiro no Núcleo, além das turmas do Centro de Línguas. Aqui no Amazonas, as turmas de Português para Estrangeiro significam inclusão social. Parabenizo a iniciava do IsF por percorrer as regiões do Brasil para conhecer um pouco mais desse País tão diverso”, destacou.   

A coordenadora IsF-Português/Ufam, professora Raynice Geraldine Pereira da Silva, explicou que este ano serão quatro oficinas ao redor do Brasil. “Já ocorreram oficinas no Paraná e Goiás. A próxima será em Natal. Aqui, no Norte, o português para estrangeiros é uma das áreas mais procuradas na Ufam. Temos cerca de 100 inscritos na atividade e a programação inclui quatro minicursos com temas como: Uso de novas tecnologias para o ensino de Português para Estrangeiros; Elaboração de material didático; Variação linguístico-cultural no ensino de Português e Ensino e aprendizagem de língua portuguesa na perspectiva intercultural das comunidades indígenas do Amazonas”, informou. 

Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF)

Isf foi criado em 2012 por um grupo de especialistas em línguas estrangeiras a pedido da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) para auxiliar estudantes de nível superior a terem acesso aos programas de mobilidade ofertados pelo Governo Federal. O Programa tornou-se uma importante iniciativa para auxiliar no processo de internacionalização e para contribuir para o desenvolvimento de uma política linguística nas universidades brasileiras, além de promover residência docente para os futuros profissionais do ensino de línguas estrangeiras.

Programação

- Segunda-feira (23/09)

9h30 às 11h30 - Minicurso 1 – O uso de novas tecnologias para o ensino de Português para Estrangeiros

  • Marílio Salgado Nogueira (UFRA)
  • Mediadora: Raynice Geraldine Pereira da Silva (UFAM)

11h30 às 12h - Síntese das questões levantadas durante o Minicurso 1

12h às 14h - Almoço

14h às 16h - Minicurso 2 - Elaboração de material didático de PLE para cursos completos de níveis B1 e C1: níveis de maior procura entre o público estrangeiro

  • Paola de Souza Mandalá (USP)
  • Mediadora: Francisca Paula Maia (UNILA)

 16h às 16h30 - Síntese das questões levantadas durante o Minicurso 2

Terça-feira (24/09)

9h30 às 11h30 - Minicurso 3 - Internet ou internetch? Variação linguístico-cultural no ensino de Português

Língua Estrangeira para políticas públicas

  • Francisca Paula Maia (UNILA)
  • Mediadora: Paola de Souza Mandalá (USP)

11h30 às 12h - Síntese das questões levantadas durante o Minicurso 3

12h às 14h - Almoço

14h às 16h - Minicurso 4 – Ensino e aprendizagem de língua portuguesa na perspectiva intercultural das comunidades indígenas do Amazonas

  • Raynice Geraldine Pereira da Silva (UFAM)
  • Mediadora: Marílio Salgado Nogueira (UFRA)

16h às 16h30 - Síntese das questões levantadas durante o Minicurso 4

16h30 às 17h - Encerramento

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