Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Galeria de Arte da Ufam (GAU) abre duas exposições de fotografia no dia 18 de março
Início do conteúdo da página

Galeria de Arte da Ufam (GAU) abre duas exposições de fotografia no dia 18 de março

Publicado: Quinta, 14 de Março de 2024, 15h00 | Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2024, 15h44 | Acessos: 310

Por Rosiel Mendonça (Faartes)

A Galeria de Arte da Ufam (GAU), programa de extensão da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam), realiza a abertura de duas exposições fotográficas na próxima segunda-feira, dia 18 de março, a partir das 15h. O espaço está localizado no 1º andar do Centro de Convivência do setor Norte, campus universitário, bairro Coroado.

Com curadoria do fotógrafo, artista e pesquisador visual Alonso Junior, a exposição “De cara pro céu: uma caminhada até o presente” resulta do cruzamento de experiências com soltadores de papagaio do bairro Novo Aleixo (Mutirão). 

“Comecei a compartilhar a câmera com as crianças para elas conhecerem um pouco do sentimento que é estar fotografando e sendo protagonistas da própria contação. Fotografar o papagaio passou a ser parte do meu cotidiano e pude observar os aspectos que rodeiam essa arte”, explica Alonso.

A mostra integra o projeto “Fiiixa! Foto e Lambe”, contemplado no edital do Programa Manaus Faz Cultura 2023, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município.

Parceria

Já a exposição “Olhares amazônicos: celebrando a diversidade, acessibilidade e inclusão” reúne produções de discentes da disciplina  Fundamentos da Fotografia e Imagem, do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam), com orientação e curadoria do professor Luiz Santana.

As fotografias foram subdivididas em três temáticas: “Vivências Douradas: a presença da terceira idade na Universidade Federal do Amazonas”, “O pulsar cultural e econômico da Feira da Banana” e “Amazônia, mátria viva da miscigenação”. Os trabalhos expressam a imersão dos discentes na prática fotográfica, partindo das técnicas aprendidas em sala de aula e aplicadas ao contexto social amazônico.

As professoras Roberta Valin e Orlane Freires, coordenadoras da GAU, e as bolsistas Lú Saturno e Geovanna Amorim assinam a expografia e a produção das novas exposições. A galeria está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. O acesso é gratuito.

registrado em:
Fim do conteúdo da página