Galeria de Arte da Ufam (GAU) abre duas exposições de fotografia no dia 18 de março
Por Rosiel Mendonça (Faartes)
A Galeria de Arte da Ufam (GAU), programa de extensão da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam), realiza a abertura de duas exposições fotográficas na próxima segunda-feira, dia 18 de março, a partir das 15h. O espaço está localizado no 1º andar do Centro de Convivência do setor Norte, campus universitário, bairro Coroado.
Com curadoria do fotógrafo, artista e pesquisador visual Alonso Junior, a exposição “De cara pro céu: uma caminhada até o presente” resulta do cruzamento de experiências com soltadores de papagaio do bairro Novo Aleixo (Mutirão).
“Comecei a compartilhar a câmera com as crianças para elas conhecerem um pouco do sentimento que é estar fotografando e sendo protagonistas da própria contação. Fotografar o papagaio passou a ser parte do meu cotidiano e pude observar os aspectos que rodeiam essa arte”, explica Alonso.
A mostra integra o projeto “Fiiixa! Foto e Lambe”, contemplado no edital do Programa Manaus Faz Cultura 2023, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município.
Parceria
Já a exposição “Olhares amazônicos: celebrando a diversidade, acessibilidade e inclusão” reúne produções de discentes da disciplina Fundamentos da Fotografia e Imagem, do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam), com orientação e curadoria do professor Luiz Santana.
As fotografias foram subdivididas em três temáticas: “Vivências Douradas: a presença da terceira idade na Universidade Federal do Amazonas”, “O pulsar cultural e econômico da Feira da Banana” e “Amazônia, mátria viva da miscigenação”. Os trabalhos expressam a imersão dos discentes na prática fotográfica, partindo das técnicas aprendidas em sala de aula e aplicadas ao contexto social amazônico.
As professoras Roberta Valin e Orlane Freires, coordenadoras da GAU, e as bolsistas Lú Saturno e Geovanna Amorim assinam a expografia e a produção das novas exposições. A galeria está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. O acesso é gratuito.
Redes Sociais