‘Ramificações' de Valter Mesquita em exposição no Caua. Inauguração acontece nesta quinta-feira, 14
Por Sebastião de Oliveira
Revisão Rozana Soares, equipe Ascom
A experimentação em contextos multi espaciais resultou no encontro de significados do ‘estar no mundo’ é uma síntese da exposição ‘Ramificações’ do artista visual Valter Mesquita. A exposição acontece no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua) tem sua inauguração nesta quinta-feira, 14. O Caua fica localizado na rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro.
Ao todo, são 15 pinturas digitais impressas em papel e pvc em exposição que o autor as denominou ‘Ramificações’ que, segundo ele, são representações ‘outras’ do eu. Mesquita acrescenta que “a série busca discutir as ramificações do eu em distintas versões, em processos de interdependência. Cada obra é uma manifestação dos vários atravessamentos que os lugares nos colocam. Essas ramificações do eu estão presentes em todo o nosso estar no mundo. Portanto, a série define um estado em constante transformação ao gerar uma sequência de obras não-lineares, mas recursivas e dialógicas”, expôs Valter Mesquita.
A professora Priscila Pinto, diretora do Caua, convida a comunidade universitária e artística para prestigiar o evento. A abertura da exposição ocorre nesta quinta-feira (14/03) e se estende até 19 de abril, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 16h.
Sobre o artista
Valter Frank de Mesquita Lopes é doutorando em Artes Visuais na área de Poéticas Visuais, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Sociedade em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPSCA/Ufam), mestre em Ciências da Comunicação (UFam), especialista em Museologia (UFAM) e graduado no curso de Licenciatura em Artes Plásticas (Ufam).
É professor da Faculdade de Artes (Faartes/Ufam), na área de Cerâmica e Escultura. Atua ainda no campo da Semiótica e Linguagem Visual. É lider do Grupo de Pesquisa em Estilo e Artes Visuais na Amazônia (CNPq). Desenvolve estudos acerca dos processos socioartísticos nas artes visuais na Amazônia. Participa do grupo de pesquisa Arte & Natureza, Processos e Poéticas Híbridas, sob a liderança de Sandra Rey e desenvolve na Linha de Pesquisa em Poéticas Visuais, sob a orientação da professora Sandra Rey, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.
Redes Sociais