Página inicial > Últimos Eventos > Evento ‘Saber para resistir, existir para viver’ debate aspectos da violência contra a mulher

Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 11h52 | Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 13h53 | Acessos: 283

O assédio moral e sexual no ambiente universitário’ é tema da conferência magna de abertura, proferida pela professora da Ufam Iraildes Caldas, do evento para marcar o ‘Dia internacional da mulher’

Com o tema ‘Saber para resistir, existir para viver’, o Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder da Universidade Federal do Amazonas (GEPOS/Ufam) realiza no dia 7 de março, no auditório Rio Solimões, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam), no setor Norte do Campus Universitário, às 8h30, evento em comemoração ao ‘Dia internacional da mulher’.

A conferência magna de abertura será ministrada pela professora Iraildes Caldas com o tema ‘O assédio moral e sexual no ambiente universitário’. Os palestrantes Rayane de Oliveira Viana e Ronaldo Vitorino Bastos completam as apresentações da manhã, com os temas ‘O assédio sexual enquanto expressão da violência contra a mulher’ e ‘Acolhimento e enfrentamento do assédio moral e sexual na Ufam’, respectivamente. Na tarde ocorre a atividade ‘Roda de Conversa’ com o tema: ‘Violência simbólica contra a mulher e a ideia do amor romântico’, com a participação dos palestrantes Elisiane Andrade (Violência simbólica contra as mulheres), professora Alice Alves Menezes Ponce de Leão (Conjugalidades violentas e o mito do amor romântico) e o mestrando Gabriel Machado apresenta o tema: ‘É possível novas formas de amar?’. Em seguida ocorre um debate que será mediado pelos professores Adson Bulhões, Sofia Oliveira e Paula Litaff.

As inscrições são gratuitas e ocorrem nos dias 5 e 6 de março via formulário disponibilizado no Google Forms, acesso disponível por meio de QR Code no cartaz do evento. A coordenação do evento é da professora Alice Alves Menezes Ponce de Leão e Iraildes Caldas.