Página inicial > Últimos Eventos > Laboratório de Educação Musical da Faartes realiza palestras sobre experiências de pesquisa

Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 13h38 | Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 14h36 | Acessos: 344

Por Rosiel Mendonça, Faartes

O Laboratório de Educação Musical da Faculdade de Artes (Labem/Faartes) realiza, no dia 29 de fevereiro, a partir das 18h30, as palestras "Desafios da coleta de dados na pesquisa científica em Música", com a mestra Klissy Kely Guimarães, e "Os arranjos na minha trajetória de pesquisa: da graduação ao pós-doutorado", com a professora Carolina Andrade Oliveira. As atividades ocorrerão na Sala 4 do Bloco de Artes Nivaldo Santiago, no Setor Norte do campus universitário, bairro Coroado.

As palestras integram o projeto "Uma historiografia do ensino de música em Manaus no século XX: interfaces e conexões musicais, socioculturais e políticas", coordenado pela Profa. Lucyanne de Melo Afonso, com apoio do Edital nº 014/2022 - PAPD/FAPEAM. O acesso é gratuito e aberto ao público em geral.

"Desafios da coleta de dados na pesquisa científica em música"

A palestra aborda os desafios gerais enfrentados ao longo do seu doutorado em Música, que está em andamento. Ao estudar um assunto sobre o qual as referências textuais/musicais são escassas, não organizadas, pouco acessíveis, dispersas em acervos pessoais ou em arquivos precários, o desafio de coletar dados com fontes confiáveis se amplifica. Tais questões ainda se apresentam como forte empecilho e geram dúvidas para acadêmicos de diferentes esferas da pesquisa científica.

Klissy Kely Guimarães é artista, compositora, cantautora, músico educadora, multi-instrumentista, consultora e pesquisadora natural de Manaus (AM). Tem 15 anos de carreira musical com vários registros fonográficos lançados nas plataformas digitais. Lançou o livro digital “Mulheres Compositoras: cartografias e relações de poder”, PNCSA, 2021, resultado da sua pesquisa de mestrado. Cursa doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), na área de concentração de Processos de criação musical, na linha de pesquisa de Questões interpretativas.

"Os arranjos na minha trajetória de pesquisa: da graduação ao pós-doutorado"

A palestra traz um relato da relação de Carolina Andrade Oliveira com arranjos vocais como pesquisadora, arranjadora e regente. Aborda a integração entre criação, performance e trabalhos feitos em disciplinas desde o primeiro ano da graduação, e que resultaram no seu TCC. A palestrante mostrará os caminhos traçados até o pós-doutorado que realiza atualmente, com o objetivo de produzir um catálogo de arranjos criados ao longo de 50 anos de atividade coral do Departamento de Música da ECA/USP.

Carolina Andrade Oliveira é violonista, regente coral, arranjadora, produtora artística e professora de música, natural de Santos (SP). É Doutora em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), tendo realizado sua pesquisa com bolsa CAPES na área de Processos de Criação Musical (2022), com foco em arranjos vocais. É Mestra (2017) e Licenciada em Música (2014) pela mesma instituição, onde atualmente realiza pós-doutorado.

Sobre o Laboratório de Educação Musical (Labem)

O Laboratório de Educação Musical (Labem) é um espaço de ensino, pesquisa e extensão vinculado à Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (FAARTES/UFAM) e foi criado em 2018, com o objetivo de desenvolver o ensino da música e suas práticas pedagógicas, seja na educação básica ou em instituições de ensino de música, contribuindo para aperfeiçoar e enriquecer a educação musical no Estado do Amazonas.