Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > DCE promove simpósio 'Genocídio e desumanização do povo palestino', nesta sexta-feira, 12  
Início do conteúdo da página

DCE promove simpósio 'Genocídio e desumanização do povo palestino', nesta sexta-feira, 12  

Publicado: Quinta, 11 de Janeiro de 2024, 16h10 | Última atualização em Quinta, 11 de Janeiro de 2024, 16h29 | Acessos: 471

Edição Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Revisão Rozana Soares 

Organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o ‘Simpósio  Genocídio e desumanização do Povo Palestino: Direitos Internacional no contexto da intensificação dos ataques na Palestina ocupada’, acontece no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (Fes/Ufam), das 13h30 às 19h.  A inscrição é gratuita e pode ser realizada por meio do site: https://www.even3.com.br/sim.

De acordo com os organizadores, os estudantes participantes receberão certificado com 10 horas complementares. O evento tem como objetivo promover uma reflexão sobre o genocídio que ocorre na Palestina desde 1948, quando o Estado de Israel foi estabelecido em terras palestinas, e seus impactos sobre os povos nativos da região.

Dentre os palestrantes convidados estão o presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Uali Rabah, o presidente da Sociedade Árabe Palestina do Amazonas, Mamoun Imwas, a representante da Juventude Árabe Palestina do Amazonas, Sâmia Saleh, a escritora Umaya Ismael Rosenwald, o jornalista Anwar Assi, as professoras de História da Ufam, Gleice Oliveira; Faced/Ufam, Gisele Sifroni e do PPPdir/Ufam, Caroline Barbosa Contente Nogueira.    

A presidente do DCE/Ufam, Rita Vieira, destacou a importância do simpósio para promover o diálogo sobre a questão da Palestina, contribuindo para a conscientização e defesa dos direitos humanos. Ela ressaltou a oposição às leis internacionais na Palestina, enfatizando que o evento abordará a questão tanto de forma vivencial quanto acadêmica, com especialistas compartilhando experiências sobre os crimes de Israel contra os palestinos ao longo de mais de 75 anos.

Um dos focos do simpósio será o debate sobre a cobertura da imprensa mundial e brasileira sobre os conflitos no Oriente Médio, com ênfase na Palestina e no Líbano. O jornalista Anwar Assi, com experiência e conhecimento profundo sobre a política da região, abordará a desinformação presente na cobertura midiática, destacando a importância do jornalismo na desconstrução dessa narrativa.

A comunidade árabe em Manaus, juntamente com movimentos sociais e estudantis, tem se unido em apoio ao povo palestino. A capital amazonense já foi palco de manifestações em defesa da Palestina, denunciando os crimes contra a humanidade cometidos por Israel.

 

 

   

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página