Página inicial > Últimos Eventos > Centro de Artes da Ufam divulga suas apresentações para o encerramento do ano de 2023 dos ‘Corpos de Dança’.

Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 09h55 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 09h59 | Acessos: 832

Texto enviado do CAUA    Edição Juscelino Simões foto: CAUA

O ‘Corpo de Dança Sênior’ do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas apresenta ‘As Quatro Estações’ de Vivaldi como tributo a Isadora Duncan, pioneira da dança moderna. a apresentação também terá a participação do grupo de Carimbó ‘Saia Rodada do CAUA’ e do grupo egressos ‘Flores do Carimbó’ com seus ritmos contagiantes e suas saias floridas. A direção artística dos espetáculos está sob a responsabilidade do TAE/coreógrafo do CAUA/Ufam Sandro Michael Ferreira.

Isadora Duncan foi uma das pioneiras da dança moderna. Sua dança era caracterizada por movimentos naturais, gestos fluidos e conexão com a música e a natureza. Sua abordagem revolucionária à dança desafiou as normas tradicionais e abriu caminho para a experimentação artística.

‘As Quatro Estações’ de Vivaldi é uma obra-prima da música clássica, transcende o tempo, permanecendo apreciada por sua beleza, inovação e capacidade de evocar as estações do ano de maneira intensa e vibrante.

Representando a cultura popular teremos a participação do grupo residente ‘Carimbó da Saia Rodada’ e do grupo egresso ‘Flores do Carimbó – AM’. O Carimbó foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAM). O CAUA integra o Carimbó em sua produção em dança como forma de valorização dos legados históricos e memoriais da nossa cultura,

O ‘Corpo de Dança Sênior’ e os grupos de Carimbó são formados por mulheres acima de 30 anos, que praticam a dança como forma de ação afirmativa, de encorajamento, e de representatividade, exercendo o direito de se expressarem artisticamente participando de forma relevante dos processos socioculturais locais, consolidando princípios humanísticos e ideais civilizatórios.