Página inicial > Últimos Eventos > SBMF 2023: IComp/Ufam realiza abertura oficial do evento

SBMF 2023: IComp/Ufam realiza abertura oficial do evento

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 16h13 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 16h13 | Acessos: 349

Os métodos formais exercem um papel fundamental no dia a dia, assegurando eficiência, segurança e confiabilidade, desde a utilização de aplicativos até o funcionamento de aparelhos eletrodomésticos e veículos automobilísticos

Assessoria de Comunicação Icomp

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam) realizou na quarta-feira (6), a cerimônia oficial de abertura da 26ª edição do Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF 2023). A solenidade contou com a presença do reitor da universidade, Sylvio Puga, do diretor do IComp, professor José Luiz Pio, da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação (Propesp) da Ufam, drª Adriana Malheiro, do coordenador do programa de pós-graduação (PPGI) da Ufam, professor Juan Colonna, da representante da empresa Bemol Digital, Sheila Nóbrega, do coordenador geral do SBMF 2023, Edjard Mota, do professor assistente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do comitê do SBMF, Haniel Barbosa, do representante da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Altigran da Silva, e de professores e alunos da universidade. Outras atividades simultâneas do evento tiveram início no começo desta semana.

Na cerimônia, o reitor da Ufam, Sylvio Puga, destacou o orgulho da universidade em sediar o evento. “A Universidade Federal do Amazonas sente-se orgulhosa de sediar este importante evento na área de computação que está acontecendo no coração da Amazônia”, disse o reitor. A pró-reitora da Propesp, Adriana Malheiro, enfatizou a importância do SBMF 2023 para a internacionalização dos cursos do IComp. “Esse evento vem de encontro à internacionalização da nossa pós-graduação, que é um programa de excelência e que está em um grande momento de avanço e, para alcançar a nota 7 da Capes, precisa dessa internacionalização. Então, é um evento que deve ser muito bem aproveitado pelos estudantes e professores”, ponderou a pró-reitora.

Para a líder do time de Inteligência Artificial da Bemol Digital, um dos parceiros do evento, Sheila Nóbrega, a parceria empresa-universidade é crucial para o desenvolvimento educacional e tecnológico da região. “Essa aproximação entre a indústria do varejo e a academia é extremamente importante, e essa posição da Bemol Digital visa contribuir na formação de excelentes profissionais na área de computação e, trazer eventos internacionais para cá, não só fortalece os próprios cursos de graduação e pós-graduação, como também traz para os acadêmicos do Amazonas a oportunidade de obter conhecimento com profissionais internacionais, além de deixá-los por dentro das últimas tendências do universo da computação”, frisou Sheila Nóbrega.

Para o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do comitê diretor do SBMF, Sérgio Campos, a expectativa é de que eventos como o Simpósio Brasileiro de Métodos Formais fortaleçam a academia. “A expectativa é que nos próximos eventos tenhamos mais gente do Amazonas participando. Há uns 15 anos atrás, fizemos um curso curto de especialização em bioinformática, e o resultado deste curso foi diversos alunos se interessando em fazer pós-graduação em bioinformática. Então, coisas que podem ser feitas aqui, a gente faz aqui, ou então, os alunos podem ir, como é uma tradição da Ufam e de todos os outros lugares, os alunos saem, se formam e voltam”, destacou Sérgio.

As programações do primeiro dia do SBMF 2023 ainda contaram com a palestra “Raciocinadores Colaboradores: Combinação de Teorias Além de Nelson-Oppen”, ministrada pelo diretor Técnico do SRI International, um dos mais renomados institutos de pesquisa do Vale do Silício, dr. Stéphane Graham-Legrand, e a palestra especial do professor assistente na Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste (BME), dr. Vince Molnár. No segundo dia de evento, será a vez da palestra “Raciocínio Automatizado para Teoria dos Tipos”, ministrada pela professora da Universidade Paris-Saclay, Chantal Keller, e da palestra “IA Neurossimbólica para Alcançar uma IA Confiável”, ministrada pelo professor da Universidade da Cidade de Londres, Artur D’ávila Garcez.

Outras programações

A 26ª edição do Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF 2023) ainda contou com duas programações simultâneas que ocorreram no início da semana: a 8ª edição da Escola Teoria de Ciência da Computação e Métodos Formais (ETMF) e a 2ª edição do Workshop Internacional Sobre Raciocínio Formal Automatizado para Garantir Sistemas de IA Confiáveis, o AFRITS 2023.