Página inicial > Últimos Eventos > Docente e Discentes da FES participam de simpósio na UFTO, sobre desafios socioeconômicos e ambientais da Amazônia

Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2023, 13h00 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 15h48 | Acessos: 222

A SOBER é uma Sociedade científica, cultural e educacional que tem o objetivo de desenvolver as ciências sociais rurais (Administração, Economia, Extensão, Comunicação e Sociologia Rural) e suas correlatas, fornecendo também subsídios para a implementação de políticas públicas voltadas para os setores agrícola, agroindustrial e para áreas rurais. Para atingir estes objetivos a SOBER promove, por meio de seus congressos anuais e da publicação trimestral da Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR), o intercâmbio científico, a pesquisa e o ensino em ciências sociais rurais. Em 2023, a SOBER realizou o 4º Simpósio da Região Norte virtualmente, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e configurou-se em uma oportunidade ímpar para debater questões relacionadas à economia rural, sobretudo no contexto da Amazônia.

SOBER NORTE realiza a cada 2 (dois) anos seus congressos e em 2023 aconteceu entre os dias 22 a 24 de novembro de 2023 o 4º Simpósio da Região Norte virtualmente, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).

O evento faz parte do calendário de divulgação das pesquisas e os pesquisadores do Amazonas já participaram do evento em edições anteriores.

Site do evento: https://www.even3.com.br/4sobernorte/

Histórico dos eventos realizados anteriormente

1º edição - A crise econômica e futuro da agropecuária no norte

Em 2017, a SOBER realizou o 1º Simpósio da Região Norte, organizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), na cidade de Belém, Pará.

2º edição - Desafios Contemporâneos para o Desenvolvimento da Amazônia

Em 2019, a SOBER realizou o 2º Simpósio da Região Norte, na Cidade de Santarém, Pará, organizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na Cidade de Santarém, Pará.

3 º edição - Bioeconomia para uma Amazônia sustentável

Em 2021, a SOBER realizou o 3º Simpósio da Região Norte virtualmente, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA-UNIR) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) na cidade de Porto Velho, RO.

Abaixo, lista de trabalhos selecionados com seus respectivos autores:

1) Economia circular e a agenda da sustentabilidade: uma empresa de descarte de resíduos eletrônicos em Manaus

Autores: Michele Lins Aracaty e Silva (DEA/ Ufam); Matheus Guerreiro dos Santos (DEA/ Ufam) e Angelina Kaori Kamezaki (DEA/ Ufam) - Pesquisa oriunda do PIBIC 22/ 23.

2) A economia da bicicleta no Brasil: os impactos da pandemia sobre o mercado e a sustentabilidade

Autora: Michele Lins Aracaty e Silva (DEA/ Ufam), Eduardo José Gonçalves Correa (DEA/ Ufam), Ana Paula Ferreira Marques (DEA/ Ufam), André Queiroz da Cruz (DEA/ Ufam) e Iwin da Silveira Ferreira (DEA/ Ufam) - Pesquisa oriunda do PIBIC 22/ 23.

3) Ciclovias: impactos socioeconômicos da implementação de um modal de transporte sustentável

Autora: Michele Lins Aracaty e Silva (DEA/ Ufam) e André Queiroz da Cruz (DEA/ Ufam) - Pesquisa oriunda de monografia de final de curso.