Página inicial > Últimos Eventos > Ufam sedia o XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física - 2023

Ufam sedia o XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física - 2023

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2023, 16h00 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 16h10 | Acessos: 793

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) representando a Região Norte e Centro-Oeste sedia o XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (Snef-2023), em rede, que acontece entre os dias 8 e 10 de novembro no auditório 2 do Instituto de Computação (Icomp), setor Norte do Campus Universitário. Nessa edição, o simpósio abordará o tema “Laços e Nós do Ensino de Física”, que reunirá importantes universidades brasileiras para discutirem o Ensino de Física.

Acesse o link do evento: http://www1.fisica.org.br/~snef/xxv/index.php/pt/

Acesse a PROGRAMAÇÃO

O comitê organizador do evento, representado pelo professor Wanderley Vitorino do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (DF/ICE) disse que o evento aglutinará pesquisadores não somente da Região Norte, mas também pesquisadores de todo o Brasil.  Na programação haverá atividades como mostras, pôsteres, mesas-redondas, palestras dentre outras atividades. Nesse sentido, o Snef 2023 dará à Ufam maior visibilidade em nível nacional, disse o docente.

A participação do público está sendo muito positiva, disse o professor que informou que o número de inscritos foi muito grande, superando as expectativas.  E diante da realidade regional, os participantes do interior do estado estão vindo de barco como outros do estado de Roraima, que estão vindo pela estrada BR-174.

Para o professor, as pesquisas do Ensino de Física na Universidade estão em processo de consolidação, alunos e professores vêm desenvolvendo pesquisas nessa área. Ele percebe como fator positivo a realização do evento, pois isso mobilizará pesquisadores de outras áreas de conhecimento, assim como promoverá nos jovens um estímulo de interesse pelo Ensino de Física, completou.

Durante a programação, a professora Ana Paula Bispo da Silva, da Universidade Estadual da Paraíba, proferirá palestra que abordará a “História da Física e a História da Ciência com impacto para o Ensino de Física”. De acordo com Vitorino, a vinda da professora a Manaus tem como foco a implementação dessa linha de pesquisa no curso de Física.

Sobre a palestrante

Ana Paula Bispo da Silva é graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996), com mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ciências (2006), com ênfase em história da física e matemática. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba, onde desenvolve pesquisa na área de História da Ciência e Ensino de Física. Realizou pós doutoramento na Europa-Universität Flensburg/Alemanha durante o ano de 2018. Tem experiência na área de Ensino e Pesquisa em História e Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Teoria da Ciência, História da Física, História da Matemática e Ensino de Ciências e Matemática. É líder do Grupo de Pesquisa História da Ciência e Ensino, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

QRCODE de inscrição: