Página inicial > Últimos Eventos > Ufam apoia Orquestra Sinfônica Brasileira que promove Festival Amazônico em Manaus

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 07h30 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 07h30 | Acessos: 586

No mês de outubro, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), um dos conjuntos sinfônicos mais tradicionais do país, leva suas atividades para o Norte do Brasil. Belém, no Pará, e Manaus, no Amazonas, são as cidades escolhidas para receber a turnê "OSB Pelo Brasil - Festival Amazônico". A Orquestra desembarca em Manaus no dia 14 de outubro. Nos dias 17 e 18, os músicos vão ministrar aulas de instrumentos para estudantes de Música da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e comunidade em geral.

As inscrições estão disponíveis no link https://forms.gle/X1deL8z4mbAK1ucm8.

Além das atividades presenciais, a Orquestra Sinfônica Brasileira participará de ações on-line como concertos, palestras e workshops, transmitidas pela plataforma Liceu On-line para mais de 27 municípios, vilas e comunidades do estado.
Em Manaus, a circulação tem apoio institucional da Ufam, por meio da Faculdade de Artes (Faartes), além da UEA, do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Concerto

Durante o período na cidade, grupos da orquestra realizarão, também, dois concertos didáticos: na Escola de Educação Indígena da Aldeia Waikiru e no Centro de Formação Vida Alegre.
A passagem da turnê pela capital amazonense será encerrada com uma apresentação aberta ao público do espetáculo "A OSB do Brasil - Norte", executado por um grupo de cordas e percussão, sob regência do maestro Anderson Alves. O concerto será no dia 19 de outubro, no Teatro Icbeu Manaus (av. Joaquim Nabuco, 1286, Centro). Os cantores David Assayag, Marcia Siqueira e Patrick Araújo farão participações especiais.

Orquestra

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Shell e a NTS - Nova Transportadora do Sudeste como patrocinadores master, Brookfield e Eletrobras Furnas como patrocinadores, Sergio Bermudes Advogados e SulAmérica como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.