Neai promove Mares e florestas. Evento encerra nesta sexta-feira, 6
O encontro reúne pesquisadores do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena - Neai/Ufam, do Laboratório de Antropologia da Vida, Ecologia e Política (Colar), e do Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas - Canoa/UFSC, com o objetivo de explorar os diferentes modos de conhecimento, práticas e relacionamentos de grupos que habitam paisagens costeiras, estuarinas, ribeirinhas, agrícolas e florestais.
A proposta é aproximar abordagens conceituais e etnográficas para entender as práticas, artefatos e meios técnicos envolvidos. Serão comparados processos de transformação de produtores e produtos em diferentes contextos, visando revelar a tecnodiversidade, as relações entre humanos e não humanos, os ritmos e os desafios enfrentados pelos coletivos multiespécies diante da emergência climática. O encontro também resultará em uma publicação com trabalhos selecionados dos pesquisadores participantes.
Confira a programação:
Dia 05/10
9h - 12h
Abertura: mares e florestas
Gilton Mendes, Carlos Dias Jr. e Thiago Mota Cardoso (UFAM)
Mesa 1: reflexividades, especulações e percepção
F(r)icções estranhas: especulações antropocênicas no Médio Tapajós - Carlos Calenti (UFAM)
Niãkause numiã üsekoda: reflexividade sobre a extensão do conceito de fermentação no pensamento rionegrino - Jaime Diakara (UFAM)
Engajamento técnico e percepção a partir de uma armadilha de pesca na Praia do Pântano Sul, SC - Beatriz Debomski Búrigo (UFSC)
14h - 18h
Mesa 2: reativar, seres, plantas e florestas
Árvores-gente como a gente - Silvio Bará (UFAM)
Patrimônio imaterial entre técnica e território: modo de fazer artesanato com palha de butiá na região de Torres, RS - Yves Marcel Seraphim
Etnografia multiespecie em florestas ressurgentes na Amazônia: um estudo biológico e antropológico com as árvores - Alci Albiero Júnior (UFAM)
06/10
9h - 14h
Mesa 3: cosmotécnicas, seres e humanos
Não-escalabilidade em sistemas alternativos de abastecimento de água - Viviane Vedana e Rafael Devo (UFSC)
Variações sazonais e cosmotécnicas na pesca artesanal - Rafael Devos e Gabriel Coutinho Barbosa (UFSC)
Aimara-Naatî. Socialidades promissoras e perigosas: seres e humanos entre os Waiwai - Alexandre Aniceto de Souza (UFAM)
14h - 18h
Sexta Etnográfica
Kella Sankofa (Direito à Memória) - curta-metragem Alexandrina - Um Relâmpago
Redes Sociais