Página inicial > Últimos Eventos > Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI 2023) acontece entre os dias 15 a 18 de outubro

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 11h03 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 11h21 | Acessos: 1121

O XVI SBAI ocorrerá de forma inédita na cidade de Manaus, nos dias de 15 a 18 de outubro de 2023. Esse será o 30º ano do evento. O evento faz parte das conferências organizadas pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA), uma instituição membro da International Federation of Automatic Control (IFAC), que visa congregar pesquisadores, professores, profissionais da indústria e estudantes que tenham interesse na área de automação e controle de sistemas dinâmicos, com especial foco em desenvolver e aplicar métodos e técnicas baseados em sistemas inteligentes a problemas reais da indústria.

Essa edição será organizada pelas 3 instituições de ensino superior públicas do estado do Amazonas, sendo capitaneado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e tendo como instituições colaboradoras a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

O SBAI é considerado o maior Simpósio da América Latina na área de automação inteligente e se caracteriza como oportunidade única para pesquisadores e profissionais brasileiros e internacionais apresentarem os resultados mais recentes de suas pesquisas e discutirem temas atuais e inovadores na área de automação inteligente. Seguindo a tradição, o evento tem foco em temas de sistemas de automação inteligente, incluindo assuntos mais atuais, como: internet das coisas industriais (IIoT), automação, robótica, otimização, instrumentação, inteligência computacional, e outros temas relacionados à Indústria 4.0.

Esse é um fórum apropriado para que discentes e docentes de pós-graduação do estado do Amazonas estabeleçam conexão e interajam com os expoentes de suas áreas no Brasil e no mundo, assistam às apresentações de trabalhos que compõem o estado da arte nos temas do evento, além de poderem divulgar      os resultados de suas pesquisas (incluindo teses      e dissertações de programas de pós-graduação locais).

Contamos com a presença de acadêmicos (graduação e pós-graduação) e profissionais da indústria que tenham interesse em temas relacionados à Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, e outras importantes para o setor produtivo do Polo Industrial de Manaus (PIM).

O apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, e em particular da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM, através do financiamento obtido no Edital Nº 005/2023 - PAREV Chamada I, foi fundamental para viabilizar a realização deste evento em Manaus.

Informações adicionais e a programação completa do evento podem ser encontrada em https://sbai2023.com.br/