Página inicial > Últimos Eventos > Projeto de extensão do curso de Jornalismo (Icsez/Ufam) promove oficinas de produção de fotolivro e podcast

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 14h26 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 14h40 | Acessos: 445

Oficinas terão inscrições gratuitas  para estudantes e público externo e vão resultar em produtos sobre a história dos koutakuseis no Amazonas

O projeto de extensão “Cidadania e memória digital Koutakusei: narrativas em rede sobre a imigração japonesa em Parintins (AM)” vai promover duas oficinas de produção de conteúdo midiático em Parintins, abertas a toda a comunidade parintinense. O projeto é desenvolvido pelo curso de Comunicação Social/Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Nesta primeira etapa, serão promovidas as oficinas “Como fazer  um fotolivro? Oficina de diagramação”, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro, e “Como fazer um podcast? Oficina de produção de áudio”, prevista para os dias 2 e 3 de outubro, ambas no período da tarde, a partir das 14h. As atividades serão ministradas, respectivamente, pelas Profas. Dras. Cândida Nobre e Marina Magalhães, do curso de Comunicação Social/Jornalismo (ICSEZ/UFAM). As inscrições estão abertas para a comunidade parintinense até o dia 22 de setembro  por meio do formulário: https://forms.gle/NAsaY7g5c2Q58hfN8

O projeto conta também com a participação dos discentes do curso de Comunicação Social/Jornalismo e com o apoio técnico de Sebastião Nascimento (Procidig/Fapeam). A iniciativa surgiu de uma parceria com a Associação Amazon Koutakukai, entidade focada na história dos Koutakuseis no Amazonas, sobretudo em Parintins, e com a Associação Nipo Brasileira de Parintins (ANBP).

“Na segunda etapa do projeto, estão previstas atividades de campo para a Vila Amazônia, local onde os Koutakuseis se estabeleceram em Parintins. Em colaboração com os representantes da Amazon Koutakukai, serão produzidos uma série de podcasts e um fotolivro sobre a histórias desses imigrantes japoneses e as marcas deixadas no território e na cultura local”, anuncia Marina Magalhães, professora de Radiojornalismo, coordenadora do projeto.

A vice-coordenadora e instrutora da oficina de fotolivro, Cândida Nobre, descreve a proposta da atividade. “A oficina faz parte de um esforço em capacitar os estudantes e comunidade externa à UFAM para a criação de produtos multimídias que, de alguma maneira, possam servir como instrumento de autonomia, por sua capacidade de contar e registrar as histórias da cidade em formato de fotolivro. Nosso projeto está vinculado especificamente às narrativas imigrantes dos Koutakusei em Parintins, uma memória que precisa não apenas ser mantida como também circular para que a população do município sempre lembre da influência nipônica na formação e crescimento da região”.

Este projeto de extensão faz parte do projeto de pesquisa Cidadania Digital, que é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Edital Humanitas (Edital n.05/2022). A iniciativa está vinculada ao grupo de pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/UFAM/CNPq) e tem como parceiro o Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP), dentre outras instituições.

Por: Sebastião Nascimento – Bolsista de Apoio Técnico Fapeam