Página inicial > Últimos Eventos > CEFORT promove seminário para discutir com Secretários de Educação gestão escolar, alfabetização e formação continuada

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 15h17 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 16h02 | Acessos: 1120

O Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviço para as Redes Públicas de Ensino (CEFORT), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM), promove, de 18 a 20 de setembro, o Seminário do Projeto 'Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para a Cidadania'. O evento acontece no Auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais, Setor Norte do campus, e tem como público os Secretários Municipais de Educação do Estado do Amazonas.

O objetivo é socializar a produção desenvolvida no projeto, especialmente no que diz respeito a um sistema tecnológico de gestão da informação, comunicação, conhecimentos, repositório de documentação pedagógica e assessoria à formulação de programas e projetos pelos sistemas públicos de ensino.

O foco das palestras é a área da alfabetização, letramento e avaliação da Educação Básica, visando a favorecer o desenvolvimento das competências, habilidades de leitura e escrita pelas crianças do Estado do Amazonas, aprimorando os componentes curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, conforme as exigências atuais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Confira a programação do Seminário:

18 de setembro

8h - 8h30m – Credenciamento/Recepção e Entrega de material

8h30m – ABERTURA INSTITUCIONAL

Representante do Ministério da Educação: Profª Izabel Lima Pessoa, Dra.

Reitor da Universidade Federal do Amazonas: Prof. Sylvio Mario Puga Ferreira

Representante da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino: Prof. Vicente Nogueira

Representante da Secretaria Municipal de Educação de Manaus: Profª Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt

Representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação: Prof. João Libânio Cavalcante

Diretora da Faculdade de Educação: Profª Silvia Cristina Conde Nogueira

Representante do CEFORT/FACED/UFAM: Prof. Luiz Carlos Cerquinho de Brito

10h - MESA REDONDA

Tema: O Planejamento Estratégico, o Desenvolvimento do Currículo e a Avaliação em Larga Escala.

Expositoras: Profª Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt (Secretária Municipal de Educação de Manaus) e Profª Núbia Breves, (SEMED/DAM-Manaus).

Expositor: Representante da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino.

Mediador: Prof. Luiz Carlos Cerquinho de Brito

11h30m – Abertura para Debate e Contribuições dos Municípios

Intervalo: 12h15 - 13h30

13h30m – EXPOSIÇÃO DO PROJETO – projeções, caminhos, perspectivas quanto às proposições do Projeto Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para Cidadania – ALFA-GCE.

Prof. Luiz Carlos Cerquinho de Brito e Profª Zeina Rebouças Correa Thomé

Intervalo: 15h - 15h15

15h15 - 17h – EXPOSIÇÃO DO PROJETO – apresentação e detalhamento metodológico do Sistema Informático ALFA-GCE. Profª Zeina Rebouças Correa Thomé, Rosangela Castilho Barbosa, Gerson Reis da Costa,  e Francisco Rogério de Carvalho.

19 de setembro

08h - 12h – Ambientação ao Sistema Informático ALFA-GCE dos representantes das Secretarias Municipais de Educação.

Grupo 1 – Profª Rosangela Castilho Barbosa e Gerson Reis da Costa

Grupo 2 – Profª Josseane Costa e Silva e Francisco Rogério de Carvalho

Local: Salas de aula da Faculdade de Estudos Sociais – FES/UFAM

08h - 12h – Ateliês de fundamentação e exercícios metodológicos

• Referências conceituais e exercícios metodológicos de planejamento estratégico por meio da ferramenta PDCA na abordagem do desenvolvimento curricular e da gestão do processo pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Grupo 3 – Profª Marcionília Bessa da Silva e Valdejane Tavares Kawada.

Grupo 4 – Prof. Luiz Carlos Cerquinho de Brito e Maria Sonia Souza de Oliveira.

Intervalo: 12h - 13h30

Local: Laboratório de Ambientes Hipermídia de Aprendizagem do CEFORT – FACED/UFAM e Laboratório de Informática da FACED.

13h30 - 17h30 – Ambientação ao Sistema Informático ALFA-GCE dos representantes das Secretarias Municipais de Educação

Grupo 3 – Profª Rosangela Castilho Barbosa e Gerson Reis da Costa

Grupo 4 – Profª Josseane Costa e Silva e Francisco Rogério de Carvalho

Local: Salas de aula da Faculdade de Estudos Sociais – FES/UFAM

13h30 - 17h30 – Ateliês com os Secretários Municipais de Educação

Grupo 1 – Profª Marcionília Bessa da Silva e Valdejane Tavares Kawada,

Grupo 2 – Prof. Luiz Carlos Cerquinho de Brito e Maria Sonia Souza de Oliveira

20 de setembro

Apresentação de linhas gerais

08h30 - 10h – Exposição, Avaliação e Encaminhamentos – Propostas de itinerário para a Formação Continuada de Professores Prof. Luiz Carlos Cerquinho de Brito

10h - 11h – Acordo Interinstitucional e Composição da Rede de Formação, Gestão do Conhecimento acerca da implementação do currículo a partir da BNCC na Elaboração do Planejamento Estratégico com foco na Alfabetização e Avaliação da Aprendizagem.

11h - 12h – Apresentação Comissão Pró BNCC Amazonas - Silleti Lúcia Sarubi de Lyra - Coordenadora Estadual de Implementação da Base Nacional Comum Curricular no Amazonas - UNDIME/AM

Intervalo – 12h - 13h30

13h30 – Reunião da UNDIME no Auditório Rio Amazonas FES

Coordenação: Prof. João Libânio Cavalcante, com os Secretários Municipais de Educação.

13h30 – Atividade de exercício metodológico no Laboratório Hipermídia do CEFORT-FACED/UFAM, com os Técnicos em Educação, Coordenadores Pedagógicos das Secretarias de Educação.

16h30m – ENCERRAMENTO