Página inicial > Últimos Eventos > Ufam e UEA promovem aula aberta sobre Psicologia, Gênero e Cuidado em Saúde no dia 16

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 09h27 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 16h02 | Acessos: 1896

Na próxima segunda-feira, 16, o auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/Ufam) recebe a aula aberta das disciplinas 'Psicologia aplicada à Saúde' (UEA) e 'Gênero e Cuidado em Saúde' (Ufam), das 14h às 17h30. A atividade exibirá o documentário ‘O Renascimento do Parto 21', com participação da professora Munique Therense (TJAM / UEA) e apresentação do projeto de pesquisa coordenado pela professora Fátima Weiss (Ufam). O evento pretende proporcionar uma integração entre os discentes das duas instituições sobre o tema.

Documentário ‘O Renascimento do Parto 2’

Com imagens emocionantes, este documentário defende que as mulheres tenham autonomia nas suas escolhas na hora do parto. A obra é a segunda de uma série de filmes, com direção de Eduardo Chauvet.

Sobre a disciplina de Gênero e Cuidado em Saúde

Ministrada pelas professoras Fátima Weiss, Consuelena Leitão e Iolete Ribeiro, com participação na equipe de estágio docente as mestrandas Paulo Trindade e Tayná Boaes - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Ufam. A disciplina possui o objetivo de promover aos discentes de saúde e áreas afins a compreensão da violência de gênero nos serviços de saúde para que desenvolvam habilidades de intervenção profissional promotoras da equidade de gênero, em especial no contexto da saúde materna, conhecer conceitos e abordagens da temática equidade de gênero, capacitar para a identificação das situações de violência de gênero nos serviços de saúde. Pretende, ainda, levantar mecanismos de prevenção para o enfrentamento da violência obstétrica, ressaltando a dimensão ética no cuidado das práticas profissionais na saúde materna na perspectiva da promoção dos direitos humanos, discutir práticas psicossociais em saúde na interface com a saúde da mulher, saúde do adolescente e saúde da população LGBT e compreender a importância da equidade de gênero na formação universitária e prática profissional.

Serviço:

O quê? Aula aberta das disciplinas 'Psicologia aplicada à Saúde' (UEA) e 'Gênero e Cuidado em Saúde' (Ufam)

Quando? 16 de setembro de 2019 (Segunda-feira), das 14h às 17h30

Onde? Auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - FCF/Ufam, Setor Sul.

Quanto? Gratuito