Página inicial > Últimos Eventos > Faartes promove I Seminário Nacional de Memórias das Artes na Amazônia

Faartes promove I Seminário Nacional de Memórias das Artes na Amazônia

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 11h24 | Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2023, 11h24 | Acessos: 461

A Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) promove, de 20 a 22 de setembro, o I Seminário Nacional de Memórias das Artes na Amazônia, no Setor Norte do Campus Universitário (Coroado). O evento contará com atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo um espaço para discussão de temas relacionados à memória, história e diversidade cultural na região amazônica. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site www.even3.com.br/seminario-faartes, de forma gratuita.

Organizado pelo Laboratório/Centro de Documentação e Memória da Cultura na Amazônia (Cedomca) e pelo Laboratório de Educação Musical (Labem), o seminário reunirá professores, alunos da Ufam e de outras instituições de ensino, além de estudantes de pós-graduação e comunidade em geral.

A programação inclui atividades formativas, mesa redonda, inauguração do Cedomca, abertura da exposição “Panorama do ensino das Artes no Amazonas no século XX”, bate-papo na Galeria de Arte da Ufam (GAU) e apresentações musicais. Para participar da oficina “A música e seus documentos” ou dos Diálogos na GAU: “A Arte de Da Silva Da Selva” é necessário se inscrever individualmente nas atividades desejadas, na plataforma do evento.

A conferência de abertura com o tema “A música nos centros de memória” será conduzida pelo convidado Adriano de Castro Meyer, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP).

Já a mesa redonda “Arte e Memória no Amazonas” terá como convidados o arquivista Bruno Trece (Museu Amazônico); o agente cultural Jaime Diakara (PPGAS/Ufam); o artista e historiador Otoni Mesquita; a diretora do Centro de Artes da Ufam (Caua), Priscila Pinto; e a coordenadora do Cedomca e do Labem, professora Lucyanne de Melo Afonso.

O encontro tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext/Ufam), da Galeria de Arte da Ufam (GAU) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio dos Programas Humanitas 2022 e POP CT&I 2022.