Página inicial > Últimos Eventos > Professora Artemis Soares lança as obras “Uma Amazônia transversal” e “Transculturalidade em diálogo” na noite desta quarta-feira, 16

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2023, 10h46 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2023, 10h52 | Acessos: 640

Lançamentos literários que também envolvem a obra “Testei positivo”, de autoria da também imortal da Academia Amazonense de Letras Mazé Mourão, ocorrem às 19h, na galeria de Arte do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU)

Por Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF/Ufam) e imortal da Academia Amazonense de Letras,  professora Artemis Soares, lança, na noite desta quarta-feira, 16, as obras “Uma Amazônia transversal” e “Transculturalidade em diálogo”.

As obras organizadas por ela serão adicionadas às mais de 30 publicações da intelectual, entre livros, capítulos de livros e artigos científicos, sempre focando a cultura corporal e a corporalidade indígena.

Sobre as obras

O primeiro livro, “Transculturalidade em Diálogo: Sociedade e Cultura na Amazônia”, que tive a honra de organizar com os estimados colegas Gisele Giandoni Wolkoff e Marcos Afonso Dutra, é um marco na nossa incessante busca por compreensão, por diálogo e por conexão.

Ele reflete a voz dos povos originários e a complexidade de suas relações com o mundo moderno, estabelecendo diálogos transdisciplinares tão necessários em nosso mundo em constante transformação.

O segundo livro, "Uma Amazônia Transversal: Cultura, Corpo, Educação e Políticas Públicas", organizado em colaboração com Gisele Giandoni Wolkoff, Bruno de Oliveira Rodrigues, Érika da Silva Ramos e Ana Lucia Cavalcante dos Santos, é uma obra meticulosa que representa uma contribuição acadêmica que reúne autores de diversas áreas de conhecimento e instituições, criando um mosaico rico e polifônico sobre a Amazônia, abarcando sua cultura vibrante, seu corpo social e geográfico, suas práticas educacionais e suas políticas públicas.

Além das obras organizadas pela professora Artemis Soares, será lançada a obra “Testei positivo”, de autoria de Mazé Mourão, também membro da Academia Amazonense de Letras.

Confira o perfil da professora Artemis Soares

Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, a professora Artemis Soares também atua no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) como professora pesquisadora e membro da coordenação. Foi diretora da FEFF por 3 períodos. Realizou mestrado em Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte na Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Ciências do Desporto na Universidade do Porto (1999). Fez Pos-doc em Paris, na Université Paris-5 (Paris-Descartes).

Além de membro da Academia Amazonense de Letras, é membro da Academia Brasileira de Educação Física. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação Física, corporeidade, escolares, relações interculturais e povos da Amazônia na Ufam. Possui grande experiência na área de Educação Física e Esporte, com ênfase em Ginástica Rítmica, Gênero, Diversidade Cultural e Povos Indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos socioculturais-desportivos, jogos tradicionais, atividade física escolar e ginástica rítmica.