Página inicial > Últimos Eventos > Ufam promove I Seminário de Cidadania Digital e Net-ativismo em Parintins

Ufam promove I Seminário de Cidadania Digital e Net-ativismo em Parintins

Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 09h13 | Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2023, 09h13 | Acessos: 359

O Projeto Cidadania Digital promove, nos dias 21 e 22 de agosto, o I Seminário de Cidadania Digital e Net-ativismo no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Parintins. Com o tema “Narrativas de bordas e redes da Amazônia”, o evento visa estabelecer um espaço interdisciplinar para discutir os conceitos de cidadania digital, net-ativismo e jornalismos possíveis, em diálogo com outras áreas de conhecimento.

A programação inclui palestras presenciais dos professores Eliete Pereira (MAE/USP), Thiago Franco (UFG), Evandro Laia (Ufop), Josias Ferreira (Sateré/Ufam) e Taynnara Franco (UFG), bem como palestras remotas dos professores Massimo Di Felice (USP) e Lara Linhalis (Ufop). As atividades serão mediadas pelos professores do curso de Comunicação Social da Ufam-Parintins.

O foco central do evento é analisar as dinâmicas comunicacionais de movimentos e grupos de ativismo, considerando a intersecção entre o ambiente digital e as manifestações de cidadania. Além das palestras, será ofertada a "Oficina de Produção de vídeo como prova de violação de direitos", ministrada pelo professor Evandro Laia, e o lançamento do livro "Cidadania Digital: a conexão de todas as coisas", organizado pelos professores Marina Magalhães (Ufam), Massimo Di Felice e Thiago Franco.

As inscrições para o Seminário estão abertas até o dia 18/08 e são gratuitas, disponíveis para o público interno e externo da Instituição. A participação dos estudantes nas atividades renderá certificados de horas de atividades acadêmicas complementares para todos os cursos. Inscrições na plataforma Even3.

Pesquisa de Campo

Além da participação no I Seminário de Net-ativismo e Cidadania Digital, os pesquisadores  convidados estarão em Parintins para realização de uma pesquisa de campo do projeto Cidadania Digital. A pesquisadora Eliete Pereira destaca detalhes das atividades previstas. “As oficinas fazem parte das ações do projeto Cidadania Digital e visam compartilhar estratégias e técnicas digitais de história oral, registro audiovisual e cartográfico das narrativas e memórias das populações da região. Serão ministradas por professores e pesquisadores do projeto e terão como público participante estudantes da Ufam, comunidade indígena, quilombola e ribeirinha”, disse.

A organizadora do evento, professora Marina Magalhães, enfatiza que o seminário é uma oportunidade  de dialogar sobre questões que envolvem a comunicação e atravessam outras áreas de conhecimento. “Essa é uma grande oportunidade de conhecer estudos de pesquisadores de diversas partes do país, sobre a questão da comunicação e do ativismo  no âmbito da cultura digital. Esses pesquisadores vêm compartilhar seus conhecimentos com alunos de Jornalismo e de outros cursos e instituições, bem como com o público externo do Baixo Amazonas, que também vive cultura e usa as redes sociais digitais no seu dia a dia”, expôs.

Sobre o Projeto

O projeto Cidadania Digital tem como instituição executora a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no âmbito do Grupo de Pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/CNPQ), e resulta de uma parceria com o Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP), entre outras instituições parceiras. A pesquisa é financiada pelo Edital Humanitas – Edital 05/2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

Por Sebastião Nascimento, do Icsez.