Página inicial > Últimos Eventos > Ciclo de palestras encerra atividades com palestra do professor convidado, Pedro Gontijo

Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2023, 16h57 | Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2023, 14h49 | Acessos: 522

Na sessão de encerramento do ‘Ciclo de Palestras 'A Amazônia no Ensino e na Pesquisa’, do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/Ufam), o professor Pedro Gontijo, da Universidade de Brasília (UNB), proferirá a palestra ‘Competências Interacionais na Docência’. O professor Deodato Ferreira da Costa, do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Ufam), fará a mediação que ocorrerá na quarta-feira, (9/8), às 19h, no auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no setor Norte do Campus Universitário.

As competências interacionais na docência são objetos de numerosas pesquisas entre os estudiosos da formação de professores nas licenciaturas e nos cursos de mestrado e doutorado devido ao amplo debate que se tem feito em torno da valorização, da qualidade e das implicações éticas e políticas da condição profissional dos professores. O que se tem intensificado no contexto das recentes reformas da educação básica e dos movimentos sociais em defesa da valorização do ensino público gratuito, de qualidade e socialmente referenciado.

Sobre o palestrante e o mediador

O professor Pedro Gontijo atua como coordenador, docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Metafísica, no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-Filo) e orienta pesquisadores no Programa de Pós-Graduação em Bioética, da UNB. Na graduação atua principalmente com disciplinas relacionadas à formação de professores de Filosofia e no Programa de Metafísica, desenvolvendo o pensamento metafísico contemporâneo, procurando dialogar tradição ocidental com outras tradições de pensamento presentes na América Latina. Desde abril de 2022, atua como presidente do CAIS - Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2003) e doutor em Educação pela Unicamp (2008). Atuou como membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz - CBJP, organismo vinculado à CNBB e da Comissão de Análise de Conjuntura da CNBB.

O professor Deodato Ferreira da Costa atua como vice-coordenador do Prof-Filo, docente e pesquisador do Departamento de Filosofia; graduado em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1993); mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2002); doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba pelo Programa Integrado de Pós-Graduação em Filosofia UFPB-UFPE-UFRN (2012). É professor da Ufam desde 1994. Desde 2013 está à frente, como Líder, do Centro de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Ciências Humanas-CEFCH/CNPq; é membro do GT- Ética e Cidadania/ANPOF; atua, como vice Líder e membro, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia-GEPEMFILO/CNPq.

PPGSCA

O Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia oferece o curso de mestrado interdisciplinar, com área de concentração e processos socioculturais na Amazônia, com uma turma em Manaus e outra no município de São Gabriel da Cachoeira. Possui a nota 4 junto ao CTC da CAPES e é coordenado pelo Professor Dr. Caio Augusto Teixeira Souto.

O programa

O Ciclo de Palestras A Amazônia no Ensino e na Pesquisa é parte das atividades do Programa de Apoio para o Ensino e à Pesquisa (POSGRAD 2022/2023), financiado pela FAPEAM, e do PDPG-Emergencial Amazônia Legal, Projeto Formação e Qualificação Docente para o Ensino e Pesquisa na Amazônia Legal.

A palestra do próximo dia 09 será gratuita, híbrida, com transmissão pelo Canal do Youtube do PPGSCA/UFAM (@ppgscaufam), com direito a certificado de participação para os ouvintes presenciais e virtuais.