PPGE realiza ‘II Simpósio de História da Educação: experiências de pesquisa’
Por Juscelino Simões
Ascom/Ufam
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) por meio do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais realiza o ‘II Simpósio de História da Educação: experiências de pesquisa’, na próxima sexta-feira, 14, e no dia 17 de julho na segunda-feira, no auditório Rio Alalau, na Faculdade de Educação (Faced), no setor Norte do Campus Universitário.
O evento destina a comunidade em geral e acadêmica (discentes e docentes) e tem a parceria da CAPES, Fapeam, Faced, NEPE e PPGE. A carga horária é de 20h. As inscrições serão feitas no local do evento
O ‘II Simpósio História da Educação: experiências de pesquisa’ busca socializar as pesquisas em história da educação realizadas na região Amazônica e discutir os desafios e perspectivas de se realizar pesquisa em níveis de graduação e pós-graduação. A fortificação desse campo de conhecimento caminha para as investigações em que os movimentos globais, nacionais e regionais encontram-se cada vez mais relacionados, tendo como princípio que os estudos investigativos em história da educação são também estudos ampliados para a interdisciplinaridade, frente às relações sociais, econômicas e culturais que envolvem os sujeitos e práticas históricas. As fontes históricas para pesquisa na região Amazônica existem e são riquíssimas, porém muitas se encontram dispersas e desorganizadas, representando desafios para os investigadores em história da educação. É necessária a expansão dos trabalhos investigativos, a formação de pesquisadores na área e a abertura de espaços para o debate científico que deve ser feito por meio desse simpósio.
As pesquisas na área da história da educação na região Amazônica, dentro de um cenário mais amplo das investigações brasileiras, necessitam ser exploradas, debatidas, avaliadas, na perspectiva de socialização, ampliação dos caminhos e desafios nesse campo científico, que não é novo na região, diante dos trabalhos já produzidos e das pesquisas em desenvolvimento, inclusive em níveis de pós-graduação. A fortificação desse campo de conhecimento caminha para as investigações em que os movimentos globais, nacionais e regionais encontram-se cada vez mais relacionados, tendo como princípio que os estudos investigativos em história da educação são também estudos ampliados para a interdisciplinaridade, frente às relações sociais, econômicas e culturais que envolvem os sujeitos e práticas históricas. As fontes históricas para pesquisa na região Amazônica existem e são riquíssimas, porém muitas se encontram dispersas e desorganizadas, representando desafios para os investigadores em história da educação. É necessária a expansão dos trabalhos investigativos, a formação de pesquisadores na área e a abertura de espaços para o debate científico que deve ser feito por meio do simpósio.
Programação
No dia 14 – Manhã
Abertura do Evento: às 9h
9h30 às 11h palestras: professora Magda Sarat; professor Moysés Kuhlmann Jr.
11h - 12h – debate
Mediação: professora Pérsida da Silva Ribeiro Miki
No dia 14 – Tarde
15h – 17h - Exposições de trabalhos e contribuições
Dia 17 – Manhã
9h – Encerramento
Lançamento dos Livros: Vidas que Falam
Dia 17 - Tarde
14h30 – Convite
Defesa de doutorado de Kelly Rocha de Matos Vasconcelos, intitulada: Creches Casulo no Amazonas: Infância, História e Educação, 1979 – 1999
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