Grupo de Pesquisa Questão Social e Serviço Social realiza a 5ª edição do Encontro de Políticas Públicas para Pan-Amazônia e Caribe - EPPPAC 2019
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom
O Grupo de Pesquisa Questão Social e Serviço Social no estado do Amazonas, juntamente com Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant, por meio do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realiza nos dias 13, 14 e 15 de setembro, a 5ª edição do Encontro de Políticas Públicas Para Pan-Amazônia e Caribe (EPPPAC) com o tema 'Universidade e formação em época de migrações e intensos deslocamentos a partir da Pan-Amazônia e Caribe do século XXI'.
O EPPPAC é um evento acadêmico, científico e social que congrega discentes e docentes de universidades da Pan-Amazônia e Caribe e profissionais de instituições que lidam com políticas públicas em geral. A Amazônia, com sua diversidade de culturas e povos, é uma região vital para que as diferentes abordagens acadêmico-científicas proponham inovações teórico-práticas para a construção de relações culturais, políticas, sociais, econômicas e tecnológicas, onde o homem esteja na centralidade dessas relações.
Com escala de atuação local, regional, nacional e internacional, o Encontro pretende consolidar-se a cada edição como espaço de discussão e propostas de políticas públicas para a Pan-Amazônia e Caribe, privilegiando as ações investigativas nas áreas das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Multi e Interdisciplinar.
A professora do curso de Serviço Social, Heloisa Helena, é idealizadora e coordena o evento desde a sua primeira edição. "O EPPPAC, enquanto um encontro da contemporaneidade, quer problematizar e refletir sobre as expressões da questão social da atualidade desde a 1° edição. Neste ano, o tema do Encontro sobre educação em tempos de imigrações e deslocamentos traz para discussão uma questão mundial na particularidade da Pan-Amazônia e singularidade da tríplice fronteira do Alto Solimões", comentou a coordenadora.
O 5º EPPPAC (2019) tem como objetivo, por meio de conferências, mesas coordenadas e dialogadas com os participantes, a produção de novos conhecimentos sobre o tema proposto. Para isso, propõe-se a operacionalização metodológica de debates, filmes e a apresentação das produções acadêmico-científicas dos participantes nos formatos de comunicação oral e pôster.
O evento contará com 25 Grupos de Trabalhos (GT), dos quais treze foram apresentados por professores do Instituto de Natureza e Cultura (INC) e membros do Grupo de Pesquisa promotor do EPPPAC.
Público-alvo
O público-alvo do evento são docentes, discentes de graduação e dos diversos níveis de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, pesquisadores, profissionais de instituições e comunitários que se interessem pelas áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Multi e Interdisciplinares.
Grupos de Trabalhos
GT 01 título: Transcendendo fronteiras, redes, interculturalidade e práticas sociais em contextos multiculturais e transnacionais;
GT 02 título: Povos indígenas e políticas públicas nas fronteiras da paramodernidade Amazônica;
GT 03 título: Proteção social, economia e cultura na Pan-Amazônia e Caribe;
GT 04 título: Migrações e deslocamentos nas fronteiras da Pan-Amazônia: as influências dos fluxos migratórios nos aspectos sociais, econômicos, culturais, político, ambientais e étnicos em espaços fronteiriços da Amazônia;
GT 05 Título: Questão socioambiental, recursos naturais, povos tradicionais, processos migratórios e direitos humanos;
GT 06 título: Marxismo e Amazônia;
GT 07 título: Diversidade Étnico-Cultural e políticas educacionais no Alto Solimões: Os desafios da tríplice fronteira;
GT 08 título: A tendência da base comum nacional nos diversos contextos da Pan-Amazônia: Os prós e os divergentes discursos no caso brasileiro;
GT 09 título: História sobre migrações de minorias tribais na época da borracha, em território da tríplice fronteira, no contexto da Revolução Industrial e o capitalismo inglês do século XX;
GT 10 título: Planejamento de Políticas Públicas e Fronteiras na Pan- Amazônia e Caribe;
GT 11 título: O processo de constituição das identidades étnico- religiosas na Amazônia: fronteira entre as múltiplas manifestações religiosas na Pan-Amazônia;
GT 12 título: Protagonismo feminino indígena na universidade: espaço de formação acadêmica e das múltiplas compreensões acerca das atuais conformações da sociedade no século XXI na Pan-Amazônia;
GT 13 título: Educação e Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe.
GT 14 título: A língua como eixo integrador nos processos socioculturais em regiões de fronteira no contexto amazônico.
GT 15 título: Estudos interdisciplinares da Amazônia contemporânea.
GT 16 título: Gênero: Movimento LGBTQI+, e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual entre as fronteiras da Pan-Amazônia.
GT 17 título: Educação, Formas de Trabalho e Cultura na Tríplice Fronteira.
Perfil
A professora Heloísa Helena possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professora associada 4 da Universidade Federal do Amazonas, Departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia – PPGSCA. Tem experiência nas áreas de Serviço Social e Interdisciplinar, com pesquisa e estudos, nos temas: assistência social, saúde, direitos sociais, políticas públicas, processos sociais históricos e culturais de populações tradicionais. A professora Heloísa Helena Corrêa da Silva participou da implantação da unidade acadêmica Instituto de Sociedade e Cultura, quanto posteriormente, na presidência da comissão de criação do primeiro curso de Antropologia do Brasil, que funciona na unidade citada, e ainda, na presidência dos concursos para as unidades de Benjamin Constant e Humaitá e também presidente da comissão de concurso das unidades acadêmicas do interior.
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