Página inicial > Últimos Eventos > PPG em Sociedade e Cultura divulga as atividades do Ciclo de Palestras “A Amazônia no Ensino e na Pesquisa” do mês de junho

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 10h15 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 15h49 | Acessos: 1022

“Políticas públicas de proteção aos povos indígenas” e “A dignidade da luta política”, estão entre as palestras a serem proferidas no mês de junho

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com informações do PPGSCA/Ufam

Consolidado, há 25 anos, como referência no ensino e na pesquisa em nível de pós-graduação na Amazônia, o Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/Ufam) divulga as atividades do Ciclo de Palestras “A Amazônia no Ensino e na Pesquisa” do mês de junho.

Agenda de junho

Iniciadas no mês de maio de 2023, as atividades do Ciclo de Palestras “A Amazônia no Ensino e na Pesquisa” continuam no mês de junho com as seguintes sessões:

Dia 13/06/2023: Conselhos gestores de políticas públicas em Parintins/AM: uma defesa da democracia sob a ótica do modelo de política deliberativa e educação popular dialógica.

Local: Auditório Rio Negro do IFCHS – 10h.

Canal do Youtube do PPGSCA.

Palestrante:Professor Alexsandro Melo Medeiros -  ICSEZ/Ufam.

Mediador: Professor Harald Sá Peixoto Pinheiro – PPGSCS/Ufam.

Dia 13/06/2023: As artes na era digital – exemplos transculturais.

Local: Auditório Rio Solimões do IFCHS – 16H00.

Canal do Youtube do PPGSCA

Palestrantes: Professora Gisele Giandoni Wolkoff – PPGSCA/UFF e professor Cacio José Ferreira – PPGL/Ufam.

Mediadora: Professora Artemis Araújo Soares  - PPGSCA/Ufam.

Dia 15/06/2023: Corpos transculturais na era digital.

Local: Auditório Rio Negro do IFCHS.

Canal do Youtube do PPGSCA

Palestrante: Professora Artemis Araújo Soares - PPGSCA/Ufam.

Mediadora: Professora Gisele Giandoni Wolkoff – PPGSCA/UFF.

Dia 19/06/2023: A dignidade da luta política.

Local: Auditório Rio Negro do IFCHS – 18h.

Canal do Youtube do PPGSCA,

Palestrante: Professor César Candiotto – PPGFil – PUCPR.

Mediador: Professor Theo Machado Fellows– Departamento de Filosofia – Ufam.

Dia 20/06/2023: Da Biopolítica à necropolítica e o espírito do fausto e a mocidade estudantil amazonense na era dos Impérios.

Canal do Youtube do IFCHS.

Palestrantes: Professor Caio Augusto Teixeira Souto – PPGSCA/Ufam e professor Ygor Olinto Rocha – Ifam – doutorando do PPGHS/Ufam.

Dia 22/06/2023: A pureza do método.

Local: Auditório Rio Negro do IFCHS – 10h.

Canal do Youtube do PPGSCA.

Palestrantes: Professora Iraildes Caldas Torres – PPGSCA/Ufam e professora Eglê Betânia Portela Wanzeler -  ENS/UEA.

Dia 29/06/2023: Políticas públicas de proteção aos povos indígenas.

Local: Auditório Rio Negro do IFCHS – 16h

Canal do Youtube do PPGSCA.

Palestrante: Professor João Paulo Barreto – PPGAS/ Ufam.

Mediador: Professor Agenor Cavalcante de Vasconcelos Neto  – PPGSCA/UFAM.

Os participantes podem solicitar suas inscrições  nos chats de cada sessão, onde serão disponibilizados formulários de frequência para o acompanhamento das atividades de maneira presencial ou online pelo Google Meet ou pelo Youtube.

Sobre o Ciclo de Palestras

O projeto Ciclo de Palestras foi concebido para promover a divulgação de pesquisas concluídas e/ou em andamento, dar publicidade às atividades de ensino, apresentar os pesquisadores, docentes e estudantes do PPGSCA/Ufam de maneira a proporcionar a requerida interação dos acadêmicos com a sociedade, prestando ao público um serviço de interesse comum referente ao debate qualificado de inquietações que, na atualidade, requerem conhecimento, debates, divergências e convergências mediante a mobilização do pensamento, do saber, da tolerância e do respeito às diferentes perspectivas pelas quais a Amazônia tem sido abordada nos campos da formação acadêmica e da investigação científica.

Apoios

Para a realização do evento, o PPGSCA tem recebido apoio financeiro de diversas agências de fomento, sobretudo, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, via integração ao  projeto Formação e qualificação docente para o ensino e pesquisa na Amazônia legal, no âmbito do PDPG AMAZÔNIA LEGAL, Edital CAPES 13/2020 e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – Fapeam, junto à qual, em 2022, na sequência de uma série de atividades apoiadas pela Fundação, o PPGSCA logrou a aprovação do Projeto Programa de Apoio para o Desenvolvimento de Ensino e Pesquisa para o Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia, no âmbito do Programa de Apoio à Pós-Graduação stricto sensu – POSGRAD (Resolução No.005/2022-POSGRAD 2022/2023 – Auxílio Financeiro para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e inovação de alto nível, visando a formação de pessoal, a elevação da excelência acadêmica e a consolidação do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia como referência para conhecimento dos processos socioculturais na Amazônia.