Página inicial > Últimos Eventos > Docentes e discentes da Ufam participam, de 23 e 27 de julho, do 61° Congresso da SOBER na ESALQ/USP, em São Paulo

Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 09h50 | Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2023, 13h43 | Acessos: 666

De forma pioneira, o Amazonas terá a primeira Sessão Organizada Aberta de Discussão, que apresentará a temática “Devaneios amazônicos: desafios para a implementação de uma 'Economia verde' no Amazonas", de autoria da professora Michele Aracaty e Fábio Calderaro

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Docentes e discentes da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas participam, de 23 a 27 de julho, do 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).

O Congresso, que tem como tema “Agropecuária do Futuro: tecnologia, sustentabilidade e a segurança alimentar”, será realizado na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), na cidade de Piracicaba - SP.

Espaço de debate

O Congresso da SOBER é um dos eventos científicos mais relevantes e longevos do Brasil. Nas 60 edições anteriores, ajudou a consolidar a prática do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito da Economia, da Administração e da Sociologia Rural no país. Suas edições são espaço de debate entre os mais relevantes nomes destas áreas no Brasil e no mundo.

Ufam no evento

A professora Michele Aracaty espera discutir com os participantes de uma das maiores entidades de Economia do país, temas sobre o Estado do Amazonas. Entre os temas a serem apresentados está o que tem foco na Farinha do Uarini, com suas respectivas indicações geográficas e o desenvolvimento regional endógeno; O Polo Industrial de Manaus e a preservação da floresta amazônica em pé e os desafios para a implementação da Economia Verde no Estado do Amazonas.

A professora Michele Lins Aracaty e Silva é membro da SOBER e, há três edições, é coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Rural, Territorial e Regional (GT07) da entidade.

Ufam na Diretoria Regional Norte

Neste ano, ela inicia participação como Diretora Regional Norte, representando o Amazonas na nova gestão que tomará posse durante o evento com mandato para o triênio 2023-2025.

Trabalhos apresentados

Confira os trabalhos que serão apresentados durante o evento:

A importância da indicação geográfica e do associativismo para o desenvolvimento regional endógeno local.

Autores: Michele Lins Aracaty e Silva e Marlene de Almeida Soares.

O Polo Industrial de Manaus e a preservação da floresta amazônica em pé.

Autora: Michele Lins Aracaty.

Lançamento de livros

Ainda no mesmo evento, o Amazonas e a Ufam serão representados com o lançamento das seguintes obras: Identificação e avaliação de elementos para a elaboração e execução do projeto de interiorização do desenvolvimento sustentável do Estado do Amazonas – volume I e Artigos e reflexões no Portal Único.