Página inicial > Últimos Eventos > Ufam concede outorga de grau aos novos licenciados da Faculdade de Letras

Ufam concede outorga de grau aos novos licenciados da Faculdade de Letras

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 15h53 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 10h52 | Acessos: 1388

Por Sebastião de Oliveira, Equipe Ascom Ufam

O novos licenciados da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam) receberam outorga de grau na última quarta-feira, 31 de maio de 2023,  dos cursos de Licenciatura em Letras - Língua e Literatura Espanhola, Letras - Língua e Literatura Francesa, Letras - Língua e Literatura Inglesa, Letras - Língua e Literatura Japonesa, Letras - Língua Brasileira de Sinais e Letras - Língua e Literatura Portuguesa, do primeiro semestre do ano de 2022.

Representando o reitor, professor Sylvio Puga, o titular da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), professor Almir Oliveira de Menezes, presidiu a sessão solene, acompanhado pelo diretor da Flet, professor Robert Langlady Lira Rosas.

Ao se pronunciar, o pró-reitor, professor Almir de Menezes, disse sobre a importância do direito à Educação, garantido na Constituição de 1988, o que pressupõe uma cultura democrática baseada no diálogo entre os sujeitos da fala e da ação. Ele entende que diante desse processo não há possibilidade de concretizá-lo sem a inclusão social e sustentabilidade, permitindo às gerações do presente e do futuro sua conferência no processo.

Menezes enfatiza o trabalho desenvolvido pela Flet que, ao longo dos anos, vem desenvolvendo um trabalho de pavimentação para o desenvolvimento do ensino de qualidade, além das atividades de extensão que envolvem a comunidade interna e externa da Universidade.

“O espírito crítico que a Universidade disponibiliza, por meio de toda a sua equipe não somente de professores, técnicos administrativos, mas de pessoas que cotidianamente estão construindo condições para que possamos desenvolver um ensino de qualidade”, disse.

O diretor da Flet, professor Robert Langlady Lira Rosas, disse aos recém-formados que a direção da Flet parece não ter tanta relevância, no entanto, desde quando formado, a Faculdade ainda o fascina e propõe reencantar a Educação Pública, em razão de uma pesquisa divulgada na Internet que mostra o desinteresse pelos cursos de Licenciaturas.

“Mas não é isso que estou vendo nessa noite. A Universidade Federal do Amazonas cola grau de mais de 60 profissionais, desbancando a pesquisa”, completou o diretor.

Durante as falas dos convidados, a cônsul geral do Japão em exercício, senhora Reiko Nakamura, disse em linhas gerais que é um privilégio poder presenciar um momento importante e memorável dos formandos da Faculdade de Letras e os parabenizou pelo esforço até alcançar suas metas.

A paraninfa da turma do curso de Letras-Língua e Literatura Portuguesa, professora Nicia Petreceli Zucolo, relatou a troca de experiências entre professor e aluno durante todo o processo de formação que a ensinou e enterneceu, renovando esperanças na humanidade, marcando de forma perseverante, sensibilidade, solidariedade, amizade e superação.

A mesa de honra estava composta pelos seguintes convidados: a cônsul geral do Japão em Manaus em exercício, senhora Reiko Nakamura, o paraninfo da turma do curso de Letras - Língua e Literatura Espanhola, professor Felipe Miguel Castro, o paraninfo da turma do curso de Letras – Língua e Literatura Francesa, professor Fernando Scheibe, a paraninfa da turma do curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa, professora Tatiana Belmonte dos Santos Rodrigues, a paraninfa da turma do curso de Letras-Língua e Literatura Japonesa, professora Linda Midori Tsuji Nishikido, a paraninfa da turma do curso de Letras-Libras, professora Vanessa Nascimento dos Santos Oliveira e a  paraninfa da turma do curso de Letras-Língua e Literatura Portuguesa, professora Nicia Petreceli Zucolo.

Confira a lista dos formandos dos cursos da Faculdade de Letras

LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA

1. CAROLINE AZEVÊDO DOS SANTOS