Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > IFCHS recebe mostra de objetos esculturais e fotografias do artista e professor Gláucio Campos
Início do conteúdo da página

IFCHS recebe mostra de objetos esculturais e fotografias do artista e professor Gláucio Campos

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 09h41 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 11h14 | Acessos: 623

“O sensível, no momento criativo, dado à sua constituição socialmente instalada, não pensa exclusivamente em si. Ele, nas interdependências, busca levar sua criação a um universo de sensíveis observadores”, Gláucio Campos.   

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom Ufam

Um olhar de ressignificação sobre a Amazônia concretizada na mostra de objetos esculturais e fotográfica do artista, pesquisador e professor Gláucio Campos Gomes de Matos do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/Ufam) entra em cartaz nesta quinta-feira, 1⁰ de junho, e fica exposta até amanhã, 2 de junho, no Hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, setor Norte do Campus Universitário. A inauguração da mostra ocorre nesta quinta-feira (1⁰ de junho de 2023), às 14h, no Hall do IFCHS.

Acesse as ideias e o pensamento do autor

Dividida em duas seções, o docente as denominou de “Exposição de Arte: In Natura Arte Imaginário” e “Exposição Fotográfica: Práticas Socioculturais” que reúne um acervo expressivo de sua pesquisa sobre o Ethos Amazônico, que inclui também formas estéticas, ou seja, objetos esculturais extraídos da natureza com uma função estética, envolvendo o espectador a encontrar significados, ou simplesmente, ressignificados daquilo que está no imaginário humano. Segundo ele, as formas estéticas são indissociáveis ao universo Amazônico, justificada na beleza que proporcionadas pela vida em que transita diferentes seres que habitam a floresta.   

O cotidiano simples que se apresenta; a convivência pulsante entre comunidades nos diversos níveis; a intimidade do homem com a natureza fazem desse complexo cultural um ambiente tão peculiar registrado no fluxo de sensibilidade, percebido por um artista/pesquisador que na sua inquietude quer comunicar, comunicando uma Amazônia desconhecida, despercebida.

As fotografias, resultado da tese “Práticas sócio-culturais, figuração, poder e diferenciação em bicó, cuiamucú e canela fina - comunidades amazônicas”, defendida na Universidade Estadual de Campinas (2008) permite penetrar na arte e poesia da convivência de comunidades que ainda não sentem os impactos de uma globalização desumana, do não respeito à natureza e da vida.                      

De maneira geral, seu processo criativo transcorre no caminhar em trilhas desconhecidas, de ambientes intocáveis pelo homem, que em dado momento captura de formas (troncos, galhos e outros) imagéticas, remetendo a impressões já conhecidas em nosso cotidiano. Formas femininas, sensuais e até mesmo objetos utilitários fazem parte de um conjunto de obras em que o artista/pesquisador propõe um olhar diferenciado sobre a vida e sobre a Amazônia.      

Sobre o professor

Gláucio Campos Gomes de Matos possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (1986), mestrado e doutorado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (2008). Professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGCSA); orientador de mestrado e doutorado com experiência nos temas: adaptação e inventos para pessoas com deficiência; adaptação humana ao clima quente e úmido em comunidades amazônicas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página