Página inicial > Últimos Eventos > CCA promove atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Inscrições abertas

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 12h24 | Última atualização em Quarta, 31 de Maio de 2023, 14h29 | Acessos: 638

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Abordando o tema “Reciclar para um mundo melhor: qual é o meu papel?”, o Centro de Ciências do Ambiente (CCA) traz um conjunto de palestras, atividades e discussões para a Semana do Meio Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com o objetivo de promover debates com a comunidade em geral sobre a problemática ambiental concernente à reciclagem e à destinação de resíduos sólidos e suas implicações para a sociedade. O evento ocorre nos dias 1º, 2 e 5 de junho, das 8h às 17h, no setor Sul do campus universitário. As inscrições são gratuitas, estarão abertas durante toda a Semana e abrangem o público em geral. Também será possível acompanhar as atividades por meio do canal do CCA no Youtube.

De acordo com a programação, no primeiro dia, entre as atividades previstas, será realizada a abertura oficial, das 9h às 10h, no Auditório Sumaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA I). Haverá ainda a mesa redonda “Reciclar para um mundo melhor: qual é o meu papel?”, das 10h às 12h, com a participação de representantes da Ufam, da Sema, Semulsp, das cooperativas de reciclagem, do MPC-AM e da Semmas. Já no dia 2 de junho ocorre a palestra “Visão global dos processos de gestão de resíduas. Experiência de Portugal sobre o tratamento de  resíduos e de reciclagem”, com a professora Ana Paula Duarte Gomes, da Universidade de Aveiro, das 8h30 às 9h30, no Auditório Vitória Régia, do CCA.

“A lei que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos é acho que é de 2010 e até hoje uma quantidade muito grande de municípios no Brasil ainda não implementou os aterros sanitários e a coleta seletiva. Manaus, por exemplo, não tem aterro sanitário, o que eles têm são máquinas aterrando o lixo e eles chamam isso de aterro controlado. Manaus é a principal metrópole possivelmente da região ecológica mais importante do planeta, que é a Floresta Amazônica, e nós não temos coleta seletiva na cidade, não temos aterro sanitário. Temos graves problemas com o lixo que se amontoa nos igarapés. Então, é papel da Universidade discutir essa problemática e fazermos o nosso dever de casa, ou seja, após o evento, e já estamos em tratativas com as cooperativas de reciclagem, para implementarmos a coleta seletiva na Ufam”, informou o coordenador do evento, professor Josemar Gurgel.

“Monitoramento da poluição dos igarapés de Manaus, criação da Agência Amazonense de Águas” e “Coleta seletiva, reciclagem e destinação de resíduos sólidos no Japão, com base na experiência” são outras palestras da sexta-feira. A primeira será ministrada pelo professor Sérgio Duvoisin, da Universidade do Estado do Amazonas, enquanto a segunda será conduzida por Elber Araújo bolsista do governo do Japão (Bolsa Mext).

Na segunda-feira, 5, entre as atividades programadas, está a palestra sobre “A importância da Educação Ambiental para a Sustentabilidade” – visita à Escola Estadual Myrthes Trigueiro. Os preletores serão os professores Josemar Gurgel e Silvana Cruz.

Para mais informações, acesse a página do evento.