Página inicial > Últimos Eventos > Cine&Video Tarumã promove semana de programação especial com debates, parcerias e homenagens

Publicado: Sexta, 26 de Maio de 2023, 15h10 | Última atualização em Sexta, 26 de Maio de 2023, 15h10 | Acessos: 393

Em parceria com o Departamento de Assistência Estudantil (Daest), o Cine&Video promove semana de programação especial com debates e homenagens. Na programação, o ator Adanilo Reis, de “Noites Alienígenas”, discute sobre a produção do filme. Além disso, a semana também realiza homenagem a Tina Turner, falecida na última quarta-feira (24).

Na terça-feira (30), será exibido o longa “Tu me Manques” (2019) em uma parceria com o Departamento de Assistência Estudantil da Ufam (Daest), responsável por assegurar a permanência de alunos socialmente vulneráveis na Universidade. O filme é um especial sobre a diversidade e relata a história de um pai que descobre que seu filho Gabriel, cometeu suicídio por não suportar a pressão familiar em relação a sua sexualidade. Após ler uma troca de mensagens entre o filho e o então namorado Sebastian, decide conhecê-lo. Nesse sentido, o filme aborda a questão da homofobia que delineia a obra.

Na quarta-feira (31), será exibido a obra "Tina” (1993), que narra a trajetória de Anna Mae Bullock, artisticamente conhecida como Tina Turner. O filme aborda passagens importantes da vida da cantora, como o abandono da mãe e a morte da avó, e também a ascensão meteórica de dela como cantora.

Na quinta-feira (1), será exibido o clássico acreano “Noites Alienígenas” (2022), que narra a história de três amigos de infância na periferia de Rio Branco, no Acre. O filme trata da relação dos três amigos diante das  mudanças sociais na periferia, como a chegada de facções criminosas do Sudeste na região. A obra usa elementos oníricos e reflete tragédias cotidianas reais, o que adquire status simultâneos de sensibilidade e brutalidade.

As sessões ocorrerão no miniauditório da Faculdade de Informação e Comunicação (Fic), localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões iniciam às 12h30 e são gratuitas, além de proporcionarem 2h complementares por filme, com debates ofertam 3h complementares.

Mais informações, acompanhe as redes sociais do Cine&Video Tarumã no Instagram (@cinevideotaruma) e Facebook (Cine Vídeo Tarumã), ou pelas redes do DAEST no Instagram (daest_ufam)

Sobre os projetos

O Cine&Vídeo Tarumã é um projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas com mais de 30 anos de atividade. Todas as suas sessões são gratuitas e o projeto sempre esteve envolvido com a formação cinematográfica, funcionando ora como um cineclube, ora como sala de exibição especial. Vale reforçar também seu valor educacional, por estar dentro de uma universidade federal, e pelas propostas de discussão e debates que as demais atividades do projeto estimulam.

O Departamento de Assistência Estudantil (Daest) é o responsável por planejar, formular, executar, monitorar e avaliar ações ligadas à Assistência Estudantil, cuja finalidade é ampliar as condições de permanência dos discentes de graduação presencial, socioeconomicamente vulneráveis na Universidade Federal do Amazonas. O Daest está vinculado à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).