Página inicial > Últimos Eventos > Internato Rural da Faculdade de Medicina é destaque no IV Fórum de Médicos de Fronteira do Conselho Federal de Medicina

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2023, 16h20 | Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2023, 16h21 | Acessos: 555

A professora Heliana Feijó Leite, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina, e atual coordenadora do Internato Rural do Curso de Medicina, participará, como conferencista, do IV Fórum de Médicos de Fronteira do Conselho Federal de Medicina (CFM), explorando o tema "O Internato Rural em Unidades Básicas de Saúde Fluviais: inclusão e universalização da atenção à saúde da população ribeirinha na Amazônia".

O convite feito a professora, por parte do CFM, levou em conta toda a sua trajetória e atuação junto ao Internato Rural na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), desde os seus anos iniciais, na década de 1980.

Em 2022, o Internato Rural do Curso de Medicina (FM) completou 34 anos de existência, e desde a sua criação tem funcionado como uma estratégia de aproximação e sensibilização dos futuros médicos, em relação as condições de vida e saúde das populações que vivem no interior do estado do Amazonas, ao mesmo tempo em que contribui com os Serviços locais de Saúde, por meio do desenvolvimento de ações de promoção e educação em saúde.

A Ufam é uma das poucas universidades brasileiras que ainda possui Internato Rural, o que tem atraído estudantes e docentes de outras instituições do país, como UFRGS, UFSM e UNIFESP, para complementação e ampliação curricular.

A professora Heliana Feijó Leite proferirá palestra no dia 20 de junho de 2023, na cidade de Macapá (AP).

Sobre o Fórum

O Conselho Federal de Medicina (CFM) realiza, no dia 20 de junho, em Macapá (AP), o IV Fórum de Médicos de Fronteira. Além de conselheiros federais e membros da Comissão de Integração de Médicos de Fronteira do CFM, o evento reunirá representantes dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ministério dos Povos Indígenas, Exército Brasileiro e Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP) para discutirem, juntos, importantes temas para a Medicina atual.

Programação

A programação prevê apresentações e debates sobre interculturalidade em saúde; o papel das Forças Armadas e das universidades na atenção à saúde dos povos indígenas e ribeirinhos; o internato rural em Unidades Básicas de Saúde Fluviais; e o envolvimento de instituições nacionais no atendimento desses povos. Participam, ainda, parlamentares e representantes membros da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Academia Nacional de Medicina.

IV Fórum de Médicos de Fronteira do CFM

Data: 20 de junho de 2023, das 8h às 15h30

Local: Auditório da 22ª Brigada de Infantaria de Selva – Rod. Duque de Caxias, 4301- Alvorada

Inscrições: clique aqui