Página inicial > Últimos Eventos > VI Semana Acadêmica de Serviço Social acontece nos dias 18 e 19 de maio

VI Semana Acadêmica de Serviço Social acontece nos dias 18 e 19 de maio

Publicado: Quarta, 17 de Maio de 2023, 09h45 | Última atualização em Quarta, 17 de Maio de 2023, 13h42 | Acessos: 367

Ao comemorar os 82 anos do curso de Serviço Social da Ufam, evento destaca o pioneirismo da Universidade em oferecer formação na área

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

“Trabalho profissional junto aos migrantes”, “Enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes” e “Demandas e respostas profissionais na política de educação” são alguns dos temas a serem debatidos durante a VI Semana Acadêmica de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), evento que acontece nos próximos dias 18 e 19 de maio, no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), setor Norte da Ufam.

Com o título “82 anos de Serviço Social: fortalecendo a formação e o trabalho profissional no estado do Amazonas”, a sexta edição da Semana Acadêmica traz uma programação com palestras, debates e minicursos.

Programação

No primeiro dia do evento, 18 de maio, às 14h, ocorre a solenidades de abertura, com apresentações culturais, seguida da palestra “82 anos de Serviço Social no Amazonas: lutas, conquistas e desafios”, a ser proferida pelas palestrantes e professoras da Ufam, Elenise Scherer e Maria Cecília Alves de Freitas. Na coordenação da mesa, a professora Heloísa Helena Correa da Silva. Após a palestra, será aberta a sessão de debate e, a partir das 18h, serão promovidas as oficinas.

No segundo dia de programação, 19 de maio, a partir das 14h, serão oferecidos os minicursos, e às 18h15, será realizada a palestra de encerramento, intitulada “Serviço Social: necessário para o Brasil e para o Amazonas”, a ser proferida pela professora Lidiany de Lima Cavalcante, em mesa coordenada pelo professor Jefferson William Pereira. Confira a programação completa.

Ufam - pioneirismo

O curso de Serviço Social da Antiga Escola de Serviço Social de Manaus foi incorporado pela Ufam em 1968 e foi o sexto curso de Serviço Social a ser oferecido no Brasil.  O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, destaca o pioneirismo da Ufam em ofertar, há 82 anos, o curso no estado Amazonas. “Aqui em Manaus, quando a Universidade fez a incorporação da Escola de Serviço Social de Manaus, passamos a ofertar o primeiro curso de Serviço Social do Amazonas. Com essa incorporação, a Ufam assumiu todos os encargos e todo o patrimônio da Escola, todo o corpo técnico e docente que construíram essa história que hoje completa  82 anos de contribuição ao Amazonas e ao Brasil”, declarou o reitor.

Coordenadora geral do evento, a professora Carolina Cassia Batista Santos ressalta os eventos comemorativos alusivos a essas mais de oito décadas de oferecimento do curso de Serviço Social pela Ufam. “O Colegiado do Departamento de Serviço Social decidiu que a Semana Acadêmica de Serviço Social seja uma atividade regular, articulando as produções da graduação e da pós-graduação. Esta edição será marcada por debates alusivos aos 82 anos do curso. Já tivemos dois eventos, um em janeiro e outro em março, alusivos a essas mais de oito décadas de oferecimento do curso de Serviço Social pela Ufam. Agora em maio temos esta semana acadêmica e, em junho, haverá sessão na Assembleia Legislativa, ocasião em que serão homenageados 15 professores e profissionais da área de Serviço Social”, declarou a professora.