Página inicial > Últimos Eventos > Museu Amazônico e Caua promovem Projeto Rodas de Leituras Manauaras nos meses de maio e junho

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 16h27 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 16h28 | Acessos: 639

Com os objetivos de estimular e formar leitores, por meio da leitura coletiva mediada e dialogada, o Museu Amazônico e o Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua) promovem de 06 de maio a 10 junho de 2023, o Projeto Rodas de Leituras Manauaras que dentre de suas metas a realização de duas ações indissociáveis: um curso para formação e qualificação de mediadores de leitura para o fomento e a promoção da segunda ação.

Acesse o link para inscrição: https://forms.gle/pGVscEGAkwBfXPJGA

O Museu Amazônico e Centro de Artes (CAUA), ficam localizados no Centro Histórico de Manaus

A coordenadora e formadora do projeto, professora Lucila Bonina Simões, graduada em Letras pela Ufam e mestra em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas  (UEA), contadora de histórias.

Curso: Formação de Mediadores de Leitura

Período: 06, 13, 20 e 27/05 03 e 10/06 (sábados)

Turmas: manhã e tarde

Inscrições de 17/04 a 03/05

Sobre o Projeto

A leitura literária é considerada um direito humano fundamental e condição essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício pleno da cidadania. É preciso propiciar experiências significativas de leitura às pessoas, para que ler se torne hábito e prática social, fonte de conhecimento, entretenimento e cultura na vida dos cidadãos. Neste Projeto, propomos uma ação que é lúdica e democrática ao mesmo tempo: rodas de leitura, a serem realizadas em espaços comunitários. As Rodas de Leitura são, em sua versão mais simples, uma reunião de pessoas em que um Mediador lê um texto literário previamente escolhido – essa leitura é cuidadosamente preparada para ser expressiva e acessível a todos- e depois propõe um diálogo ou um debate sobre o texto lido. Outras atividades podem ser desenvolvidas na Roda, como música, declamação, dramatização, etc., mas o centro da experiência é que a leitura seja partilhada, passe a ter sentido e seja fonte de conhecimento, cultura, prazer e fraternidade ao grupo envolvido.

Acreditamos que formar leitores passa, indispensavelmente, pela formação de agentes da leitura, como os Mediadores de Leitura: pessoas capazes de formar grupos, compartilhar uma experiência de leitura com outras pessoas, formar outros leitores enquanto se forma. Por isso, o Projeto inicia com a realização de um Curso para a formação destes Mediadores.

Tudo isso, enfim, porque acreditamos numa sociedade mais fraterna, em que as pessoas conhecem e respeitam direitos e deveres. E temos convicção que sem leitores e sem a literatura essa sociedade não irá acontecer.

Se a arte é revolucionária, a arte da palavra pode começar a revolução. E quando duas pessoas se reúnem para ler juntas, nenhuma delas sai igual desse encontro. No mínimo, saem mais felizes.

Mais informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou whatsapp: 986102019 ou Instagram: @rodasmanauaras

O projeto foi contemplado pelo edital MANAUS FAZ CULTURA 2022, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura I