Página inicial > Últimos Eventos > Ciência e meio ambiente na prática jornalística são destaques em eventos científicos realizados pela FIC/Ufam

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 07h54 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 08h23 | Acessos: 498

Solenidade de abertura do 22º Encontro Nacional de Jornalismo (Enejor) e do 3º Congresso de Jornalismo da Amazônia (Conjor) será realizada na noite desta terça-feira, 25, no Teatro Uninorte

Clima e biodiversidade em tempos de multi-crise e as vozes da resistência nas questões ambientais são algumas das tônicas a serem debatidas durante o 22º Encontro Nacional de Jornalismo (Enejor) e 3º Congresso de Jornalismo da Amazônia (Conjor).

Os eventos, que devem reunir cerca de 400 participantes de todo o país, acontecem no período de 25 a 28 de abril, em Manaus, organizados pelo Grupo de Pesquisa Trokano, da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam) e pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). A iniciativa conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Conferência internacional

A primeira conferência ocorre nesta terça-feira, 25, às 9h, no Auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam). Com o tema ‘La comunicación climática y de la biodiversidad en tiempos de multicrisis’, a conferência internacional será proferida pelo pesquisador Rogelio Fernández-Reyes, do Observatório de Mídia e Mudanças Climáticas (MeCCO) da Universidade do Colorado, nos EUA. A atividade será coordenada pela presidente da Abej, Marluce Zacariotti.

Pauta ambiental

O coordenador do Enejor, professor Allan Rodrigues, explicou que a conferência é apenas uma das palestras que terá como foco a pauta ambiental. “Ao longo dos quatro dias de eventos,  haverá mesas-redondas e oficinas que abordarão o tema, tais como: ‘Fotojornalismo como ferramenta de denúncia e proteção ambiental’; ‘Jornalismo científico e ambiental no Brasil’ e ‘Jornalismo e resistência: vozes que falam pelo meio ambiente’”, detalhou o coordenador.

Transmissão ao vivo

Tanto o Enejor quanto o Conjor acontecerão de forma presencial na Ufam, no Centro Universitário Fametro, Uninorte e Faculdade Boas Novas (FBN) (conforme a programação), com transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal do Portal da Ciência (@portaldaciencia6907).

Troca de experiências

As expectativas da organização é que os eventos sejam o momento em que os cursos de jornalismo da região Norte possam trocar experiências com professores, pesquisadores e estudantes para melhorar o ensino e a prática jornalística. A programação contará com conferências, mesas-redondas e oficinas voltadas para o jornalismo ambiental.  Acesse a programação completa.