Página inicial > Últimos Eventos > Museu Amazônico expõe acervo no 16° Curta Taquary, a partir desta quinta-feira, 16

Publicado: Quarta, 15 de Março de 2023, 15h53 | Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2023, 16h10 | Acessos: 503

Em parceria inédita, o Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) expõe até 22 de março de 2023, no Salão de Exposição da cidade de Taquaritinga do Norte (PE) a mostra itinerante “Cem Pilum – A História do Dilúvio” que trata de pinturas do artista plástico Feliciano Lana, indígena da etnia Dessana, falecido em 2020, vítima da Covid-19. A exposição integra o 16° Curta Taquary (PE). O horário de visitação ocorre das 8h às 17h.

O projeto de exposição surgiu a partir da exibição do filme “Cem Pilum – A História do Dilúvio”, do produtor audiovisual Thiago Morais, no Festival Curta Taquary, em 2022. De acordo com o diretor do Museu Amazônico, Dysson Teles, a exposição permite potencializar a circulação do acervo. “O Museu Amazônico promove a exposição itinerante e, espera que, ao final da mostra, o público possa conhecer um pouco mais sobre a mitologia do povo Dessana”, enfatiza Teles.

“Em 2022, na sua 15º edição do Curta Taquary, a animação Cem Pilum – A história do dilúvio foi filme de abertura do nosso festival e este ano pensando numa exposição a partir da tema do festival, convidamos o Museu Amazônico para integrar nossa programação, e trazer esta exposição para Taquaritinga do Norte / Pernambuco é muito importante para o nosso intercambio cultural”, afirmou Alexandre Soares, coordenador do Festival Curta Taquary.

Proposta para itinerância em Manaus

Ao retornar para Manaus, a proposta do Museu deve percorrer vários espaços comunitários com o intuito de promover a obra do artista, mas também divulgar o acervo do Museu, despertando interesse da população para conhecer essa e outras obras do patrimônio histórico, pertencentes à Universidade.

Segundo Thiago Morais, diretor do curta Cem Pilum e servidor da Ufam, “a participação do filme no Curta Taquary permitiu a parceria, levando os responsáveis do festival a proporem a exposição, uma vez que, é nossa cultura atravessando fronteiras, levando ao público de outras regiões o nosso acervo”.

Sobre a exposição

A narrativa mitológica em questão nos permite acompanhar o descumprimento da ordem do Deus Criador por Cem Pilum (pássaro). No tempo antigo, existiam animais ferozes que assolavam a terra. Vendo isso, o Deus Criador pediu a Cem Pilum que fizesse a água do mundo inteiro subir até o nível das matas, extinguindo esses animais.

Esse e outros mitos Dessana, desenhados por Lana, podem ser encontrados na coleção Feliciano Pimentel Lana no Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (MA/UFAM). A coleção foi adquirida em 1996 e conta com aproximadamente 300 obras que retratam a cosmologia do povo Dessana, da região do Alto Rio Negro, Amazonas.